Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Lourdes – Lourdes

História

A primeira Capela foi erguida graças aos moradores locais que uniram forças e começaram a pedir doações de madeiras e materiais de construção. O início da construção aconteceu em 03 de junho de 1942 e a primeira missa celebrada no local foi em 12 de janeiro 1945. A demolição da primeira capela aconteceu em 20 de abril de 1965, dando assim início da construção do templo atual em 06 de setembro de 1965.

Segundo informações de moradores antigos, o primeiro Padre a celebrar foi HUMBERTO LINDELAUF, que na época atendia a Paróquia de Buritama/SP.

No período que era Capela, foi administrada por Padres de Buritama, Turiuba, Gastão Vidigal e Nova Luzitânia. Aproximadamente no ano de 2008, o Padre Alexandre Marques iniciou um trabalho mais ousado na questão Pastoral. A continuidade dos trabalhos ficou mais forte com a vinda do Diácono Silvio Donizete no ano de 2012, e o mesmo deu continuidade aos atendimentos e também assistência as pastorais, principalmente na questão administrativa. Ele ainda acrescentou atendimentos individuais e missas às quartas-feiras e final de semana, celebrando também nas Capelas Rurais.

Em 05 de Outubro de 2014, o Bispo diocesano de São José do Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva, elevou a Capela a condição de Paróquia tendo como primeiro Pároco o Padre Alexandre Pereira da Silva, o padre que fez um cuidadoso trabalho junto aos paroquianos ao longo da história.

Com a vinda do padre Alexandre Pereira da Silva, em fevereiro de 2014, deu-se início uma nova etapa na comunidade, pois o mesmo trabalhou para a ereção da paróquia juntamente com as Pastorais e Movimentos, sendo apoiadas pelo Conselho Administrativo, tornando assim realidade às orações da comunidade de Lourdes em se tornar Paróquia.

Os senhores Celso de Souza e Manoel Antônio de Oliveira escolheram São Benedito como Padroeiro da Capela na época, quando se tornou Paróquia, acrescentou Nossa Senhora de Lourdes.

CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA:

O proprietário Aparecido José da Trindade possuía em suas terras uma Capela antiga, que não era utilizada devido ao mal estado. Como frequentavam a Paróquia na cidade, e ali possuíam moradores católicos, propuseram de restaurá-la, para assim celebrar Missas e atrair os sitiantes vizinhos. Para erguê-la, eram feitas Quermesses lá na propriedade do Sr. Miquila, sempre no dia 12 de outubro, em louvor a Nossa Senhora, para arrecadar fundos, com cavalgadas e leilões no mesmo dia, movimentando a cidade e atraindo um público de mais ou menos 500 pessoas. A Paróquia então derrubou a antiga capela sem condições de uso, e construiu a nova Capela no ano de 2010, onde os proprietários doaram seus 875m² de terreno para a Igreja.

Horários de Missa

Quintas-feiras às 19h
Sábado às 19h
Domingo às 19h

Rua José Luiz de Oliveira, n° 353
Bairro Centro – Praça Matriz
CEP: 15.285-000

Padre/Vigário

Padre Edivaldo Medeiros

Horário de atendimento do Padre:
Às quintas-feiras das 14h às 18h
*Agendar por preferência devido demanda de atendimentos

Secretaria Paroquial

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira das 14h às 17h
Endereço: Rua José Luiz de Oliveira, nº 353

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.