Paróquia Nossa Senhora do Divino Livramento – Buritama

História

No início de 1935, iniciou-se a construção da matriz, com a doação da imagem por um alemão que morava em outra cidade, numa noite de natal. Tendo continuidade a sua construção pelos outros padres durante anos de forma que todos participassem de alguma maneira.

No ano de 1974 o Padre Wladyslaw veio para Buritama e acompanhou o acabamento da igreja matriz. Ficando 18 anos à frente dos serviços pastorais com a comunidade católica de Buritama. Depois da sua renúncia, o Padre Wladyslaw continuou a morar em Buritama celebrando apenas algumas missas como no cemitério e a novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Depois disso a paróquia passou por diversos Párocos, cada um implantando um tipo de pastorais, movimentos etc. A comunidade tem grande apreço nas pinturas de dentro da igreja e a nossa Matriz é considerada uma das mais bonitas igrejas da região pelas pinturas em toda a sua parte interna, representando em seu presbitério a Santíssima Trindade.

Saindo do presbitério e entrando no corpo da igreja, vemos retratada a história de nossa salvação em três grandes e significativos momentos: 1º nascimento de Jesus Cristo, 2º Calvário e 3º Ressurreição.

No teto da igreja os sete sacramentos: Ordem, Matrimônio, Unção dos Enfermos, Crisma, Batismo, Confissão e Eucaristia.

Logo nos 1º meses da presença do Padre Ézio Drates em nossa cidade, foi feito o lançamento da pedra fundamental da Capela de Santos Reis no dia 26/10/2003. Sendo autorizada sua construção, foi construída pela comunidade no prazo de quatro anos: com a luta e a perseverança da comunidade está sendo ampliada com barracão, cozinha e outras benfeitorias para melhor atender a comunidade em geral.

Nessa mesma época teve o início da construção da casa paroquial por volta de novembro de 2004, concluindo sua construção em julho de 2006. Construída com a colaboração e ajuda dos católicos da Alemanha e de amigos do pároco Padre Ézio,  foi possível realizar esta obra para ser residência dos padres da Paróquia ou casa paroquial. A obra ainda contou com colaboração do engenheiro com a planta e o acompanhamento, e de mais alguns empresários da cidade com doação de telhas e areia para a construção.

Nesses dois últimos anos trocamos o som da igreja, restauramos a pintura, colocamos ar condicionado na igreja Matriz, nas salas de catequese e na secretaria paroquial.

Horários de Missa

MATRIZ

Sábado: 19h30

Domingo: 7h30 | 19h30

CAPELAS E COMUNIDADES

Quinta-feira: 19h30 – Capela Santos Reis

Domingo: 9h30 – Capela Nossa Senhora Aparecida

Domingo: 17h30 – Capela Santos Reis

Praça Dom Lafayette Libânio,170

Padre/Vigário

Secretaria Paroquial

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira das 8h às 17h | Sábado: 8h às 11h

Endereço: Praça Dom Lafayette Libânio,170 – Centro

Reuniões do CPP E CPAE

Reunião do CPP: terceira quinta do mês: 19h30

Reunião do CPAE: De acordo com a agenda do Padre

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.