A Diocese

Histórico

BREVE HISTÓRICO
Em Agosto de 2009, atendendo ao pedido e anseio do povo da região de Votuporanga, Dom Paulo Mendes Peixoto, bispo diocesano na época, nomeou uma comissão de estudos constituída pelos Padres Edemur Jose Alves, Carlos Rodrigues dos Santos e Gilmar Antônio Fernandes Margotto. Primeiramente estes Padres buscaram o auxílio do Padre Synval Januário da diocese de Catanduva que ofereceu os dados ordenados conforme relação de itens fornecidos pela Nunciatura Apostólica no Brasil.

A comissão fez levantamento e apresentou dados estatísticos da religião e da história civil da região de Votuporanga e seu potencial econômico. Assim, como as condições pastorais, mapeamento e relação das paróquia, cidades, população e extensão. Esta comissão, juntamente com Dom Paulo, visitou pessoalmente o Arcebispo Metropolitano Dom Joviano de Lima Júnior e todos os Bispos da Província, além do Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Nelson Westrupp. Todos deram parecer favorável a criação da Diocese de Votuporanga. Contou, ainda, com a anuência do bispo da diocese de Jales, Dom Luiz Demétrio Valentini, permitindo que a Paróquia São Sebastião da Cidade de Cardoso passasse a integrar o território da nova circunscrição eclesiástica a ser criada com sede em Votuporanga.

Concluído o relatório, Dom Paulo Mendes Peixoto fez o pedido oficial ao Santo Padre, o Papa, colocando as motivações para a Ereção de uma Diocese, com sede na cidade de Votuporanga, apresentando o desenvolvimento demográfico e social da região, o anseio da população votuporanguense e da região; a distância das Paróquias em relação a sede, o que dificulta o desenvolvimento e a integração pastoral, a plena capacidade espiritual da região, social e econômica para ser constituída em Igreja Particular e a perspectiva de um progresso maior, sobretudo espiritual, propiciado pela atuação mais presente e mais direta do Bispo Diocesano.

O pedido oficial e o Relatório foram entregues pessoalmente ao Núncio Apostólico no Brasil Dom Lorenzo Baldisseri, por Dom Paulo Mendes Peixoto juntamente com a comissão constituída no dia 24 de agosto de 2010. A Nunciatura pediu para fazer algumas modificações e mais 5 cópias para ser entregues na Santa Sé. Novo relatório foi apresentado no dia 22 de novembro de 2010. Posteriormente houve contato direto da Nunciatura com Dom Paulo e nos últimos anos com Dom Tomé até a criação da Diocese no dia 20 de julho de 2016.

No tempo sagrado do “Jubileu Extraordinário da Misericórdia” e do “Ano Nacional Mariano”, aos vinte e dois dias do mês de outubro, do ano do Senhor de dois mil e dezesseis, sendo Sumo Pontífice Sua Santidade o Papa Francisco, na Igreja Catedral, em Votuporanga, Estado de São Paulo, Brasil, às 16h00, em Solene Concelebração Eucarística, sob a presidência do Exmo. e Revmo. Sr. Dom Moacir Silva, DD. Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, subdelegado do Exmo. Revmo. Sr. Dom Giovanni d’Aniello, DD. Núncio Apostólico, com a presença do Emmo. Revmo. Sr. Dom Orani João Tempesta, DD. Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom José Reginaldo Andrietta, DD. Bispo de Jales, Dom Tomé Ferreira da Silva, DD. Bispo de São José do Rio Preto, de outros Arcebispos e Bispos, com o presbitério da nova diocese e outros sacerdotes provenientes de diversas Igrejas Particulares, Diáconos, Religiosos, Seminaristas e numeroso número de leigos, com a distinta participação de Deputados, Prefeitos, Vereadores e outras autoridades Civis e Militares,  foi instalada a diocese de Votuporanga, criada  por Sua Santidade, o Papa Francisco, em vinte de julho do ano em curso, com território desmembrado das Dioceses de São José do Rio Preto e Jales, tornando-se sufragânea da Arquidiocese de Ribeirão Preto, SP.

Foi dada a posse canônica como Bispo Diocesano de Votuporanga ao Exmo.  Revmo. Sr. Dom Moacir Aparecido de Freitas, natural de Ibirá, portador do RG 11.776.606-9 e CPF 044.474.498-38, ordenado sacerdote em onze de dezembro de 1987, em Urupês, SP, por Dom Constantino Amstalben, e  nomeado Bispo Diocesano de Votuporanga – SP, no dia 20 de julho de 2016, por Sua Santidade o Papa Francisco, ordenado bispo em 11 de outubro de 2016, em Ibitinga – SP, por Sua Excia Revma. Dom Paulo Cezar Costa, DD. Bispo Diocesano de São Carlos, SP, Dom Moacir Silva, DD. Arcebispo de Ribeirão Preto, SP, e Dom Airton José dos Santos, DD. Arcebispo de Campinas, SP.

Seguindo os ritos determinados pela Igreja, o ato da Posse Canônica de Dom Moacir Aparecido de Freitas como Bispo da Diocese de Votuporanga, de acordo com o cân. 382 § 3º e 4º do Código de Direito Canônico, ocorreu depois de apresentado aos presentes os documentos apostólicos, sendo a leitura realizada pelo Revmo. Sr. Padre Júlio César Sanches Lázaro, Chanceler da Diocese de São José do Rio Preto,SP,  na presença do Exmo. Revmo. Sr. Dom Moacir Silva, DD. Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, arcebispos e bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e leigos presentes. Em seguida, Dom Moacir Aparecido de Freitas recebeu a saudação dos presbíteros e de outros representantes dos fiéis da Diocese. Ato contínuo, seguiu-se a Solene Concelebração Eucarística.

 

Fotos da Instalação da Diocese de Votuporanga e posse de Dom Moacir:
(Fotos: Flickr Catedral)

Organização Territorial

Estimativa da população em 2020: 260.885 mil habitantesPopulação Católica em 2020: 164.246 pessoas
Área da Diocese: 749,11 Km² (setecentos e quarenta e nove  Km²  e 11 metros)
Número de Municípios: 25 municípios
Número de Paróquias: 31 paróquias/ 02 Regiões Pastorais Diocesanas
Regiões Pastorais: 5 regiões pastorais

 

Municípios pertencentes a Diocese

ÁLVARES FLORENCE
Paróquia São João Batista

AMÉRICO DE CAMPOS
Paróquia São João Batista

BURITAMA
Paróquia Nossa Senhora do Divino Livramento

CARDOSO
Paróquia São Sebastião

COSMORAMA
Paróquia Santo Antônio de Pádua

FLOREAL
Paróquia Senhor Bom Jesus

GASTÃO VIDIGAL
Paróquia São João Batista

LOURDES
Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Lourdes

MACAUBAL
Paróquia Nossa Senhora Aparecida

MAGDA
Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus

MONÇÕES
Paróquia Nossa Senhora Aparecida

NHANDEARA
Paróquia São João Batista

NOVA LUZITÂNIA
Paróquia São Pedro

PARISI
Paróquia Nossa Senhora Aparecida

PAULO DE FARIA
Paróquia Senhor Bom Jesus

PLANALTO
Paróquia Divino Espírito Santo

PONTES GESTAL
Paróquia São Roberto Belarmino

RIOLÂNDIA
Paróquia Santo Antônio de Pádua

SEBASTIANÓPOLIS DO SUL
Paróquia São Sebastião

TANABI
Paróquia Sao João Batista e São Cristóvão
Paróquia Nossa Senhora da Conceição

TURIÚBA
Paróquia São Vicente de Paulo

UNIÃO PAULISTA
Capela Nossa Senhora Aparecida

VALENTIM GENTIL
Paróquia São Sebastião

VOTUPORANGA
Catedral Nossa Senhora Aparecida
Paróquia Santa Joana Princesa
Paróquia Santa Luzia
Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima
Paróquia São Bento
Paróquia São Cristóvão
Paróquia Senhor Bom Jesus
Região Pastoral Diocesana São Padre Pio de Pieltrecina
Região Pastoral Diocesana Santo Expedito

ZACARIAS
Paróquia Senhor Bom Jesus

 

 

Brasão da Diocese

Escudo português com predominância do esmalte de Blau e dos metais Or e Árgen.  O brasão traz consigo símbolos que representam a Diocese de Votuporanga. Acima do escudo a Mitra forrada de Goles.  Ao fundo a Cruz e o báculo de Or decussados. No listel os dizeres: Diocese de Votuporanga’’, dia, mês e ano de criação.

O brasão da Diocese de Votuporanga foi confeccionado por ocasião de sua criação. Foi criado pelo heraldista Padre Rodrigo Catini Flaibam, clérigo da Arquidiocese de Campinas e foi explicado pelo heraldista, e então seminarista, Alan Daga Miatello.

A cor Argén (prata) representa a fé, a pureza e a integridade, virtudes facilmente encontradas em Maria pois ela ‘‘encontrou graça diante de Deus’’ (Lc 1,30).  Essa cor também representa a paz: cada cristão, por ocasião de seu Batismo, é chamado a ser portador da Paz de Cristo (Jo 14,27) e a Diocese, como porção do Povo de Deus hierarquicamente organizado, deve resplandecê-la em toda sua ação pastoral.

O Or (ouro), representa a nobreza, a riqueza e a realeza sacerdotal de Cristo (Ap 5,12).

A cor Goles (vermelho) do forro da mitra representa o sangue de Cristo que se doa pela sua Igreja amando-a até o fim (Jo 13,1). Goles representa ainda a ação do Espírito Santo presente na ação evangelizadora de todos os diocesanos.

O Blau (azul) representa o zelo, a lealdade, a caridade, a justiça, a beleza e a boa reputação. Esta cor evoca também o manto de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira da Diocese, que cobre com amor cada um dos fiéis batizados da Diocese. A mitra, pousada sobre o escudo, com forro de Goles representa a ação do Espírito Santo que emana do poder episcopal agindo em seu múnus de ensinar, governar e santificar a Igreja, Povo de Deus.

Brocante ao escudo, a imagem da Catedral quer recordar a cada fiel que é nela em que se reúne a Igreja particular de Votuporanga em seus diversos momentos de celebração e que ela, como igreja-mãe, acolhe sempre de braços abertos todos os que a ela acorrem. Acima da imagem da Catedral uma flor-de-lis de Árgen representa a figura de Nossa Senhora Aparecida. Maria é fundamental na história da Salvação pois, através de seu “sim”, foi-nos dada a oportunidade de participarmos do banquete celeste do Cordeiro (Ap 19,9). Ela é a imagem da Igreja, revestida de glória e esplendor, mãe cheia de Graça que tem como missão gerar Cristo no mundo (Ap 12).