Simpósio promove diálogo sobre ecologia entre Igreja, universidade e sociedade

Na última terça-feira, 14 de maio, a Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Votuporanga realizou um Simpósio de Ecologia Integral. O evento foi uma parceria com a UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga e proporcionou um diálogo entre a Igreja, universidade e sociedade em geral. A proposta integrou parte da programação da Semana Laudado Si’, com o propósito de despertar a consciência para o cuidado da casa comum.

O Simpósio aconteceu na Cidade Universitária e refletiu sobre as causas e consequências da crise ecológica (hídrica e resíduo sólido), reflorestamento e os benefícios diante da crise ecológica e práticas que podem gerar a cultura do cuidado. O conteúdo foi refletido pela assessora Diocesana da Pastoral da Ecologia Integral, Irmã Magali Gavazzoni e os profissionais Dr. Denilson Carmo Bertolaia, Ma. Giseli Moretti Oliveira e Eva Maria Teodoro Ferreira. O Diácono Ancelmo José Lio conduziu a mediação do evento, quanto à abertura contou com a presença do reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon; da coordenadora Diocesana da Pastoral da Ecologia Integral, Marilda Isac e o Padre Gilmar Antônio Fernandes Margotto, da Catedral Nossa Senhora Aparecida.

O público envolveu alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Administração e Ciências Contábeis da UNIFEV e do técnico de Zootecnia da ETEC de Votuporanga, também participaram os movimentos da Ordem Franciscana e Nossa Senhora da Esperança e sociedade em geral.

A Semana Laudato Si’ envolveu ainda momentos celebrativos, entrega de mudas, benção da água, trilha ecológica e ações de conscientização.