Seminarista Brenno será ordenado diácono nesta sexta-feira

A Diocese de Votuporanga terá um novo diácono transitório. O seminarista Brenno do Nascimento Eugenio, 29 anos, será ordenado nesta sexta-feira, 6 de dezembro, na Paróquia Santa Luzia, de Votuporanga, às 19h30. Toda a comunidade diocesana é convidada a participar.

Filho de Adalto Eugenio e Quênnia Aparecida do Nascimento, Brenno nasceu em Votuporanga no dia 27 de fevereiro de 1995. Possui dois irmãos, Luan, o mais velho, e Brenda, a caçula. Foi batizado no dia 9 de fevereiro de 1997 pelo Padre José Américo, na Paróquia Santa Joana Princesa, recebeu o sacramento da Eucaristia através do Padre José Américo, no dia 11 de novembro de 2007, também na Paróquia Santa Joana Princesa. Recebeu o Sacramento da Confirmação pelas mãos de Dom Paulo Mendes Peixoto, em 20 de setembro de 2009, na Capela Santo Expedito.

Em agosto de 2010, começou a participar do grupo de jovens Caminhando da Juventude, tornou-se catequista e ministro da palavra nas celebrações do dízimo na Capela Santo Expedito. Em 2013, começou a frequentar a Paróquia São Cristóvão e a participar do grupo de jovens Ligados em Cristo. Foi nesse ano que o seminarista Brenno sentiu o chamado de Deus para ser padre, porém não o respondeu imediatamente.

Nos anos de 2014 e 2015 começou a participar dos grupos de jovens Pastoral da Juventude na Capela Santo Antônio de Pádua, no Parque das Nações, e no EJOCRI da Paróquia Santa Joana Princesa. No final do ano de 2015, conheceu o Grupo de Oração Jovem Caminhando com Jesus da Paróquia Santa Luzia e começou a frequentar o grupo e participar da comunidade. No ano de 2016, tornou-se servo do GOJ e ministro da Palavra na Paróquia Santa Luzia.

Ainda no ano de 2016, iniciou os encontros vocacionais para a Escola Vocacional da Palavra Viva e também começou a participar dos encontros vocacionais da Diocese de São José do Rio Preto, e, durante o caminho, acabou permanecendo apenas nos encontros vocacionais diocesanos. Com a criação da Diocese de Votuporanga, nesse mesmo ano, tornou-se vocacionado da nova diocese.

Em 2017 ingressou no Seminário Propedêutico Santo Agostinho, em Nhandeara, tendo o Padre Marcos Antônio como reitor. No ano seguinte, deu continuidade à sua formação inicial no Seminário Maior Diocesano Sagrado Coração de Jesus, em São José do Rio Preto, tendo os Padres Leonel, Ronaldo, José Albuquerque e Anderson como reitores. Durante os anos de 2018 até 2024, estudou no Centro de Estudo Superiores Sagrado Coração de Jesus, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia.

Durante o tempo de Seminário, realizou estágio pastoral:

– Em 2017, na Paróquia Santa Luzia, em Votuporanga, com o Padre Geomar.

– Em 2018, na Paróquia São João Batista, em Nhandeara, com o Padre Marcos Antônio.

– Em 2019, na Paróquia São Cristóvão, em Votuporanga, com o Padre Alexandre.

– De junho de 2021 até 2022, na Paróquia Santa Joana Princesa, em Votuporanga, com o Padre Adão.

– De fevereiro a março de 2023 na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Cosmorama, com o Padre Sílvio.

– De abril de 2023 até final de sua formação inicial, na Paróquia São João Batista, em Américo de Campos, e São Roberto Belarmino, em Pontes Gestal, com o Padre Djalma.

O lema escolhido para sua ordenação é “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir” retirado do Livro do profeta Jeremias, capítulo 20, versículo 7.