Reunião do CODIPA reúne lideranças no salão da Roseira

A Diocese de Votuporanga realizou no último sábado, dia 17 de agosto, a reunião do CODIPA – Conselho Diocesano de Pastoral. O encontro aconteceu no Salão de Eventos da Roseira, da Paróquia Santo Antônio, de Cosmorama, reunindo diversas lideranças da Diocese. A reunião começou com a oração na Capela São José, ao lado do salão de eventos. O momento foi conduzido pelo diácono Lécio de Almeida Alves, coordenador da Pastoral da Liturgia.

Em seguida, Dom Moacir Aparecido de Freitas deu abertura ao encontro. “O CODIPA é um espaço para refletir o trabalho pastoral, reunindo Padres, Diáconos, Religiosas, seminaristas e lideranças da Diocese para assim concentrar as forças e concretizar o nosso Plano de Pastoral. É um caminho em conjunto em prol da ação evangelizadora.”

Após a abertura, a secretária de Pastoral, Angélica Alvarez Cândido, realizou a leitura da ata da última reunião, que foi aprovada por unanimidade. Posteriormente, Irmã Magali Gavazzoni, assessora da Pastoral da Ecologia Integral, apresentou a proposta do Tempo da Criação, que será em setembro. “A Igreja sempre se preocupou em suas cartas e documentos em fazer uma referência ao cuidado do meio ambiente. Igualmente, a Campanha da Fraternidade tem refletido temas pertinentes para percebermos o cuidado com a casa comum.”

A 2ª etapa de implantação do Diretório de Iniciação à Vida Cristã também foi destacada durante o CODIPA. Padre Roberto da Silva Bocalete, membro da Comissão dos Diretórios, ressaltou que “foi um momento histórico, pois tivemos um grande crescimento daquilo que estamos sonhando por tanto tempo e que está se tornando realidade. Além disso, nestes encontros, tivemos propostas de mudanças para o Diretório, já que é uma etapa experimental.”

Padre Roberto mencionou ainda sobre a participação do Bispo Diocesano e colaboração dos Padres. “Também não podemos esquecer a presença de Dom Moacir, que participou dos momentos de cada equipe, contribuindo ativamente, assim como, o apoio dos Padres e empenho de cada comunidade neste processo”. Em seguida, ressaltou que no primeiro semestre de 2025, terá a terceira etapa de implantação, que é a operacional, na qual será entregue um material para auxiliar na celebração de cada dimensão.

A coordenadora da Dimensão Bíblico-catequética, Vanilda Silveira, destacou que “é um momento especial e temos percebido o grande interesse dos catequistas para compreenderem todo o processo, fazendo perguntas, sanando dúvidas e participando ativamente”. Angélica Alvarez Cândido, também coordenadora da Dimensão Bíblico-catequética reforçou que se trata de “mais um passo dado em prol da catequese de nossa Diocese e é gratificante para cada um de nós perceber os frutos do trabalho que está sendo feito em comunhão com todos”.

Por sua vez, a coordenadora da Dimensão Batismal, Odete Gasparini, justificou que a acolhida é o primeiro passo da Catequese Batismal. “Pois é ali que está a diferença, sempre dando atenção aos casos especiais. Nesta segunda etapa, pudemos mostrar na prática este trabalho, nos colocando no lugar dos pais e padrinhos, pois a Catequese Batismal é uma oportunidade de evangelizar.”

Sobre a Catequese Matrimonial, o coordenador José Carlos Quatrini disse que “a caminhada que temos feito é visando o setor pré-matrimonial da Pastoral Familiar, oferecendo temas para se refletir o sentido de ser família”. Enquanto a coordenadora Marceli Brunassi Quatrini lembrou que “é importante perceber que estamos disponíveis para caminharmos juntos, auxiliando e ofertando ajuda para toda orientação necessária, tanto para o processo, material e implantação.”

O espaço do CODIPA foi aproveitado para a leitura do Decreto Administrativo sobre as Instituições Financeiras, publicado na última semana. André Grattão, contador da Diocese, fez a leitura, deixando aberto para possíveis dúvidas.

Para concluir, Padre Marcos Vinicius Rosa, coordenador Diocesano de Pastoral, apresentou o encontro de Coordenadores de Pastoral, realizado em Brasília, adiantando elementos que serão contemplados na Diretrizes da Igreja do Brasil. Em seguida, deu os direcionamentos para a Assembleia Diocesana, explicando os questionários que devem ser respondidos pelas Paróquias e movimentos diocesanos. Além disso, apresentou a nova divisão das pastorais e movimentos diocesanos, a partir de sete dimensões: 1) Bíblico-Catequética e IVC, 2) Litúrgica, 3) Missionária, 4) Laicato / Vida / Família, 5) Formação / Acompanhamento, 6) Sociotransformadora, 7) Movimentos e Organismos Eclesiais.

 

FOTOS: Fabio Dias