A Paróquia Divino Espírito Santo, em Planalto, acolheu na última segunda-feira, 30 de junho, o Jubileu dos Secretários e Colaboradores Paroquiais da Região Pastoral de Buritama. O encontro, em sintonia com o Ano Jubilar, Peregrinos de Esperança, proporcionou aos participantes uma manhã de espiritualidade, formação e comunhão fraterna.
Logo no início, os colaboradores foram recebidos com um café e, em seguida, participaram da acolhida e oração inicial conduzidas pelo Padre Marcos Antônio de Oliveira, assessor da Dimensão de Formação e Acompanhamento da Diocese, auxiliado pela Pastoral da Liturgia da paróquia anfitriã, introduzindo-os para um ambiente de recolhimento e escuta.
A programação formativa teve início com a reflexão do Padre Ancelmo José Lio, que abordou o tema “O colaborador paroquial como sinal de esperança”. Ele destacou o papel dos colaboradores como testemunhas do amor de Cristo, através de atitudes simples, presença fraterna, serviço dedicado à comunidade e dinâmicas com os participantes.
Na sequência, a coordenadora dos secretários paroquiais, Patrícia Silva Gonçalves, compartilhou orientações práticas sobre a atuação pastoral, a relação com os párocos e os cuidados que favorecem um ambiente de trabalho respeitoso e comprometido com a missão da Igreja.
O contador da Diocese, André Luiz Ferraz Grattão, esclareceu dúvidas contábeis, alertando sobre o uso inadequado de contas digitais para fins paroquiais e reforçando a importância da correta emissão de notas fiscais por parte dos fornecedores. Também apresentou orientações para uma prestação de contas eficaz em festas, eventos paroquiais e contratações de serviços terceirizados.
Antes da celebração eucarística, Padre Marcos conduziu os participantes na preparação para a peregrinação até a igreja, onde foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Padre Ancelmo José Lio, anfitrião do encontro, que foi encerrado com um almoço de confraternização entre os participantes.
Com este encontro em Planalto, encerra-se a primeira fase dos Jubileus dos Colaboradores nas Regiões Pastorais da Diocese, que retorna em agosto, com as Regiões Pastorais de Cosmorama e Nhandeara. Na busca por momentos de escuta, aprendizado e fortalecimento da missão evangelizadora vivida por quem atua nas paróquias com dedicação e fé.