Pastoral da Ecologia Integral promove vivência formativa

A Pastoral Diocesana da Ecologia Integral realizou no dia 2 de março, uma vivência formativa em parceria com a Comunidade Nossa Senhora da Esperança e Ordem Franciscana Secular. O encontro aconteceu na comunidade Santo Antônio, pertencente à Paróquia Senhor Bom Jesus, no Monte Verde.

A Pastoral é relativamente nova em sua atuação, porém já vem promovendo um trabalho na cidade de Votuporanga e neste ano de 2024 a proposta é articular-se nas outras regiões da Diocese. No encontro foi lançado uma Cartilha Digital, que traz a missão, propostas e vivências da Pastoral da Ecologia, almejando despertar as pessoas para a missão primeira que o ser humano recebeu de Deus: “Deus tomou o homem e o colocou no jardim de Éden para o cultivar e guardar”, Gn 2, 15.

“Ouvindo o clamor da terra e dos povos, ouvindo o clamor da Igreja, por meio das cartas apostólicas do Papa Francisco Laudato Si – Louvado sejas – sobre o cuidado da casa comum (2015) e Laudate Deum – Louvai a Deus (2023), a Pastoral da Ecologia Integral atua no cuidado da Casa Comum. Seu objetivo é despertar a consciência ecológica nas comunidades, incentivando práticas sustentáveis, o respeito pela biodiversidade e a promoção de estilos de vida em harmonia com a natureza”, destaca a assessora, Irmã Magali Gavazzoni.