Diáconos permanentes participam de retiro espiritual

Os Diáconos permanentes da Diocese de Votuporanga participaram de 2 a 4 de março, do Retiro Espiritual anual. Este ano, refletiu-se a temática “Os Diáconos numa Igreja Sinodal”, com assessoria da Irmã Nádia Maciel da Silva. O retiro aconteceu na fazenda Santo Antônio, pertencente ao território da Paróquia São João Batista, de Nhandeara. Também participaram as esposas e Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo Diocesano, que celebrou a Missa de encerramento.

“O retiro dos diáconos é uma oportunidade de parar, refletir, rezar, buscar no silêncio o entusiasmo e o ânimo para continuar a caminhada, é sempre uma pausa restauradora, que deve acontecer todos os anos para renovar a condição de discípulos missionários”, destaca Padre Marcos Antônio de Oliveira, diretor espiritual do Diáconos Permanentes da Diocese.

Os Diáconos residem no território de suas comunidades de origem e estão inseridos nos trabalhos paroquiais e diocesanos. Atualmente, a Diocese conta com cinco Diáconos casados e um solteiro. Além do retiro, durante o ano, os diáconos permanentes participam de encontros de formação, enquanto em agosto, celebram o Dia do Diácono, que este ano será na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Tanabi.

Diáconos permanentes e suas atribuições diocesanas:

– Antônio Guerreiro Rodrigues (Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Tanabi): assessor Terço dos Homens e coordenador dos Diáconos permanentes;

– Edson Luiz Rocha (Paróquia São João Batista – Gastão Vidigal): Câmara Eclesiástica;

– Lécio de Almeida Alves (Catedral Nossa Senhora Aparecida – Votuporanga): coordenador Pastoral da Liturgia;

– Nilton Leme de Prado (Paróquia Santa Joana – Votuporanga): assessor Pastoral da Saúde;

– Luiz Carlos de Lima (Paróquia Santa Luzia – Votuporanga): assessor Legião de Maria;

– Sinval Jardineti (Paróquia São Pedro – Nova Luzitânia): Câmara Eclesiástica.