Paróquia Senhor Bom Jesus – Zacarias

História

Zacarias foi fundada em 1941 por Antônio Zacarias, que doou o terreno para a construção da primeira Capela. Os primeiros moradores do Município foram: Família Zacarias, Família Teixeira, Família Felipe, Família Galdioli, Família Wedekin, Família Gomes dos Reis, Família Alves, Família Cardoso, Família Choba, Família Rosa, família Égea, Família Caetano, Família Faccin… O primeiro Cruzeiro foi levantado por estas famílias por volta do ano de 1942 e foram elas, em mutirão, que construíram a primeira Capela. A origem do Padroeiro da cidade surgiu pela grande devoção do povo ao Senhor Bom Jesus da Lapa, por influência do Senhor Belarmino Alves, que era baiano, muito devoto, e doou a primeira imagem.

Zacarias era habitado somente por pessoas católicas que seguiam a tradição familiar, havia missa uma vez ou outra, e uma vez por ano o Senhor Bispo celebrava o Sacramento da Crisma, era uma grande festa.

O primeiro Movimento de Espiritualidade criado em Zacarias foi a Congregação Mariana em 1946. Em 1949, eles participaram do II Congresso Eucarístico, em São José do Rio Preto – SP, presidido pelo primeiro Bispo Diocesano, Dom Lafayette Libânio. Depois de muitos anos, este Movimento foi enfraquecendo até ser extinto, sendo recriado em 1989, tendo como presidente o jovem Célio Aparecido Alonso.

A Catequese teve início no ano de 1949, e a primeira Catequista foi a professora Íris, depois vieram muitas outras: Gessi, Mara Alves, Elza Soares etc. A Cruzada Eucarística foi um Movimento infantil criado aqui em 1964, a Coordenadora foi a Dona Chica e a primeira Presidente foi a Sirley Zacarias. Era um movimento em que as crianças, após a Primeira Comunhão se engajavam e continuavam a Catequese. Em 1967, foi fundado o Apostolado da Oração, e continua até hoje, há 52 anos, firme e forte, graças à muitas mulheres que foram fundadoras e ainda estão à frente do Apostolado, perseverando com muita fé, amor, zelo e dedicação. Destaca-se, aqui, a Senhora Gercília Polizel (Ezerciria Francisca da Silva Polizel), com 89 anos de idade, representando as demais. Outro Movimento, os Marianinhos, de Espiritualidade Mariana, foi criado em 1993 pela Devanir Batista Ribeiro e muitas crianças foram evangelizadas por ela.

Por volta do ano 2000, o Pe. Luiz Carlos de Moraes Pinheiro, na época Pároco de Buritama, atendendo também Zacarias, iniciou o processo para elevação da Capela Senhor Bom Jesus à Quase-Paróquia. A Capela Senhor Bom Jesus de Zacarias foi elevada à Paróquia no dia 06 de fevereiro de 2003, pelo então Bispo Dom Orani João Tempesta, na época pertencente à Diocese de São José do Rio Preto – SP, Brasil.

Horários de Missa

Domingo: 8h e 19h;
Quarta-feira: 19hrs (Com a Novena de N.Sra. do Perpétuo Socorro)
Primeira sexta-feira do mês as 19h (Apostolado da Oração)

Rua Santo Antônio 1076.

Padre/Vigário

Rafael Vicente de Melo

Secretaria Paroquial

Horário de atendimento: Quarta, quinta e sexta-feira: 14h às 17h
Telefone: (18) 98110-2020.
Endereço: Rua Santo Antônio 1076.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.