Rafael Vicente de Melo

Data de Nascimento: 02/05/1990

Data de Ordenação: 02/03/2018

Nascido aos 02 de maio de 1990, em Tanabi, primeiro filho de Valdecir Donizete Vicente de Melo e Iraci Frigatto de Melo, fez seus estudos do ensino fundamental e médio nas Escolas Municipais Alexandre Kannebley Melotti e Ganot Chateaubriand e Estadual Padre Fidélis em Tanabi/SP. Começou vivenciando os sacramentos de iniciação da vida cristã em Tanabi, sendo batizado em 16/12/1990 na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o tempo começou a envolver-se com as atividades pastorais na Paróquia São João Batista e São Cristóvão onde recebeu o sacramento da Eucaristia em 31/03/2002 na mesma paróquia, e logo depois recebeu o sacramento do Crisma em 21/12/2003, e assim foi discernindo sua vocação para ser padre com o tempo.

No ano de 2008 começou a fazer os encontros vocacionais no Seminário Diocesano, e logo em seguida no ano de 2009 ingressou no Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus de São José do Rio Preto/SP, onde cursou em 2009 o Propedêutico, de 2010 a 2012 o curso de Filosofia, de 2013 a 2016 o curso de Teologia no Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus (CES). Obteve a licenciatura em Filosofia e bacharelado em Teologia pela FAERP. Possui segunda licenciatura em História pela UNIFAVENI. Em 2016 fez um curso de extensão em Espiritualidade Cristã na UNISAL – Campus Pio XI em São Paulo. Também tem as seguintes pós-graduações com especializações em História das Religiões e Ciências da Religião pelo Instituto Próminas (Faculdade Única de Ipatinga/MG). Pós-graduado com especialização em Sociologia pela UCAM (Universidade Cândido Mendes/RJ),pós-graduação em Ciência Política pela Faculdade Próminas (Coronel Fabriciano/MG), pós-graduação Latu Sensus com especialização em Doutrina Social da Igreja pela PUC de Goiás e curso de extensão em História Islâmica pelo Centro de Estudos da Religião/SP. Recebeu os Ministérios Sagrados como o Leitorato em 12/06/2015 no Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, o Acolitato em 25/01/2016 na Catedral de São José em S.J. do Rio Preto e a Admissão as Ordens Sagradas em 03/06/2016 no Seminário Diocesano. Recebeu a Ordenação Diaconal em 12/08/2016 na Paróquia Nossa Senhora Aparecida por Dom Tomé Ferreira da Silva, bispo diocesano de São José do Rio Preto/SP e a Ordenação Sacerdotal em 02/03/2018 na Catedral de Nossa Senhora Aparecida por Dom Moacir Aparecido de Freitas, bispo diocesano de Votuporanga/SP. Desenvolveu seus trabalhos pastorais em diversas paróquias da Diocese de S.J. do Rio Preto e Votuporanga: em 2010 na Paróquia São João Batista e São Cristóvão de Tanabi; em 2011 na Pastoral Carcerária Diocesana; em 2012 na Pastoral do Menor Diocesana; em 2013 e 2014 na Paróquia São Sebastião do Distrito de Talhado de S. J. do Rio Preto; em 2014 e 2015 na Paróquia São Cristóvão de Votuporanga; e durante oito anos (2009 a 2016) trabalhou na pastoral dos romeiros do Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus dos Castores de Onda Verde/SP; de fevereiro de 2016 a junho de 2018 desenvolveu seu trabalho nas Paróquias Santa Teresinha de Magda/SP e Senhor Bom Jesus de Floreal/SP.Tomou posse no dia 24/06/2018 nas Paróquias Senhor Bom Jesus de Zacarias/SP e Nossa Sra. do Divino Livramento e capela Santos Reis de Buritama/SP. Foi professor de Introdução a Sagrada Escritura e História de Israel no Seminário Propedêutico Santo Agostinho e de Doutrina Social da Igreja na Escola Diaconal da Diocese de Votuporanga. E atualmente é professor de Introdução a Sagrada Escritura no Seminário Propedêutico Nossa Sra. da Paz na Diocese de S.J. do Rio Preto. Foi eleito coordenador da Região Pastoral de Buritama de 2021 a 2023.

Paróquia Encardinado

Senhor Bom Jesus – Zacarias

Agendamento de Atendimento

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.