Paróquia São Bento – Votuporanga

História

Em 1949 o Padre João Schultewolter era Vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga, dotado com grande perspicácia e senso prático, já observa que a Vila Marin, estava desenvolvendo-se para ser futuramente Paróquia.

Logo se iniciaram as campanhas para construir a Capela de São Bento e dentro de poucos meses estava inaugurada. O povo ajudou com grande generosidade e ficou grato pela regular assistência religiosa na Vila Marin. A 1ª missa celebrada na capela de São Bento foi em maio de 1950.

A então Capela de São Bento foi erigida a Paróquia em 01 de setembro de 1977, pelo Exmo. Revmo. Dom José de Aquino Pereira, assim desmembrado da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, alcançando o tão sonhado objetivo.

Em 01 de março de 1982, decidiu-se pela demolição das dependências Paroquiais para a construção do salão paroquial, casa paroquial, do conjunto de catequese e da nova Igreja. O Padre juntamente com a comunidade resolveu pedir ajuda do Auxílio do Adveniat – Alemanha, o pedido foi enviado e aceito, já que os recursos eram pouco para a obra.

Em abril de 1985 foi inaugurada com muita alegria e participação dos fiéis a nova capela do santíssimo, inauguração deu-se na quinta-feira Santa, com missa e logo após a vigília ao Santíssimo Sacramento.

A comunidade sentia a necessidade de um templo maior onde pudesse abrigar mais fiéis, a antiga Capela foi demolida e uma nova foi construída ao seu lado um grande salão que serviria para abrigar as quermesses, sendo posteriormente utilizado para as celebrações eucarísticas devido ao grande número de fiéis. O conselho paroquial juntamente com o conselho de obras decide ampliar as obras Paroquiais aumentando o Templo. Ao lado foi construído a Casa Paroquial, bem como um salão para eventos.

Em 1991 foi adquirido o terreno para a construção da Capela de São Benedito e Nossa Senhora de Fátima.

Em 1998 concluem-se as obras do salão e casa paroquial.

No dia 31 de janeiro de 1999 foi desmembrada a Capela de São Benedito e Nossa Senhora de Fátima e elevada a Paróquia.

Mais uma grande conquista, realizamos no ano de 2000 com recursos próprios (vindos de quermesses, leilões de gado e móveis, coletas e dízimos) aquisição de um terreno com 1000m2 localizado na Rua Tocantins, para futura construção do Centro de Pastoral, para bem atendermos, formações, cursos, reuniões e, sobretudo para catequese paroquial.

Durante os anos de 2006, 2007 e 2008, torna-se realidade um sonho antigo. Um local onde se pudessem acolher, confortavelmente as crianças da Catequese, é construído o Centro de Pastoral, prédio com 970m2 de construção. Em setembro de 2009 com celebração Eucarística inauguramos o Centro de Pastoral, contendo 08 salas, auditório para 135 pessoas, capela, cozinha, refeitório, banheiros, salas de vídeo e TV.

A Paróquia adquiriu por volta dos anos 1984/86, três terrenos medindo 1650 m2, na Rua Copacabana, no mês de outubro de 2010 iniciaram a obra da Capela de São José que atenderá uma comunidade que se encontra bem distante da Igreja Matriz. No dia 28 de janeiro de 2012 as 19h30 é inaugurada a Capela de São José com a presença do Exmo. Revmo. Dom Paulo Mendes Peixoto, e aproximadamente 700 fiéis.

Horários de Missa

Paróquia São Bento:
Quinta feira: Nos setores da paróquia às 19h
Sábado: 19h
Domingo: 07h30 e 19h

Capela São José:
Quarta feira às 19h00
Domingo às 09h00

Rua Ivai, 3086 – Vila Marin

Padre/Vigário

Padre Carlos Rodrigues dos Santos

Carlos Rodrigues dos Santos