Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Tanabi

História

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição nasceu aos pés da cruz, marco de fundação de Tanabi. A primeira Capela foi construída no dia 20 de janeiro de 1902, ao lado da cruz, localizada na praça Stélio Machado Loureiro, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Jataí, segundo denominação do Sr. Bispo Dom Antônio Cândido de Alvarenga e foi entregue aos cuidados de Alferez Polenice Celeri. Esta Capela pertencia a Paróquia de São José do Rio Preto. Em 20 de dezembro de 1922, o Arcebispo de São Carlos do Pinhal, Dom José Marcondes de Melo, fez por bem desmembrar a Capela da Paróquia de São José. Estava criada, uma das mais extensas Paróquias do Estado de São Paulo, sob o título de Nossa Senhora da Conceição, possuindo o Patrimônio sob o mesmo título, formado numa área de 100 alqueires de terra, assim constituídos: 75 alqueires foram comprados pela paróquia por 600 mil reis, e 25 alqueires doados por: Manoel Correia de Souza.

No dia 10 de outubro de 1927, foi lançada a pedra fundamental da Igreja Matriz, tinha como pároco Pe. Manoel Pinheiros. No ano 1933 foi concluída a primeira fase da Matriz com o empenho dos párocos e colaboração da comunidade; as obras continuaram sobre as mãos do talentoso mestre-de-obras, João Vargas e seus auxiliares.

Para o orgulho da comunidade de Tanabi, no dia 07 de setembro de 1953, foi inaugurada a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. No dia 09 de fevereiro 1997, a Paróquia foi desmembrada, criando uma nova Paróquia sob o título de São João Batista. Fica localizada no bairro Nova Tanabi. Lembrando que todo dia 08 de dezembro é comemorada a festa solene da nossa Padroeira.

CAPELA SANTOS REIS, Fazenda Fortaleza: Doada pelo casal José Américo Pedro Gaspar Fabri e Vergínia Colombo Fabri, no dia 19/03/1956, uma área de terreno de 1.600m², sendo donatário o Patrimônio de Nossa Senhora da Conceição de Tanabi – SP. Representado pelo Sr. Padre Victor Jesus Herrero Padilha, conforme procuração outorgada por Dom Lafayette, Bispo de Rio Preto. Celebra-se missa uma vez por mês às 20h, com participação dos residentes mais próximos da Capela.

CAPELA SÃO SEBASTIÃO, Bairro Sapé: Doada pelo casal Elvio Pattaro e Elisabeth Silveira Pattaro, no dia 26/06/2007, uma gleba de terras, com a área de 1.817,66m². Localizada na Fazenda Fortaleza, com frente para a Estrada Municipal que liga Tanabi a Sebastianópolis do Sul. Sendo outorgado comodatário: Bispado de Rio Preto através da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Tanabi – SP, sendo representante Pároco Marian Ustaszewski. Celebra-se missas uma vez por mês e no mês do padroeiro da Capela, faz-se uma missa, procissão e em seguida uma confraternização com os moradores.

CAPELA SANTO ANTONIO, Bairro das Peróbas: Doada pelo casal Jacob Violin e Amélia Menegasso Violin, uma área de 2.030m², no dia 23/06/1986 aproximadamente, pois não consta nenhuma documentação registrado em cartório da cidade de Tanabi – SP. Celebram-se missas uma vez por mês na Capela. Área total 35×58 metros e área construída:

1. Barracão: 5×24 m²
  2. Coreto: 2,50×2,30 m²
  3. Igreja: 7×14 m²

CAPELA DO APÓSTOLO SÃO JUDAS TADEU: Nas décadas de 1950/60 no antigo bairro da Goiaba alto da cidade e entre Tanabi e Balduino, foi construída a escola da Goiaba. Em seguida, com novos tempos, deixou de existir. O prédio fora construído na propriedade do Sr. José Moyano Casalis, mais conhecido como Sr. Zezinho. Mudanças vieram e a escolinha fechou. O Prof. Dr. Venizelos Papacosta, um dos pioneiros cristão, piedoso, não teve dúvidas em aproveitar o prédio e fazer instalar ali uma Capela em louvor a São Judas Tadeu, de quem era devoto. Sua esposa, professora Leonilda Costa Papacosta, acompanhou-o na empreitada e a ideia se tornou realidade. Passou-se o tempo e todos os anos a festa de louvor ali acontecia. A princípio uma igrejinha tão pequena bastava, mas com o tempo foi feito uma reforma e em 2013 recebe o nome definitivo: “Capela do Apóstolo São Judas Tadeu”.

Horários de Missa

Quarta-feira: 19h