Paróquia Senhor Bom Jesus – Paulo de Faria

História

Por volta do ano de 1888. Havia um povoado conhecido por Benelli, proprietário das terras. Os padres jesuítas Guilherme, Luiz Ludovico, estavam em missão evangelizadora em Minas Gerais; atravessaram o Rio Grande de canoa para iniciar um trabalho e permanecer desse lado paulista dnado assistência religiosa para o lado ainda não desbravado.

Em 28 de setembro de 1911, o casal Peregrino Benelli e sua esposa Antônia Correia da Silva doaram 30 alqueires ao Senhor Bom Jesus. Passando assim chamar, Freguesia do Senhor Bom Jesus.

Foi construído um Cruzeiro da madeira aroeira e colocado onde hoje se encontra a imagem do Sagrado Coração de Jesus, próximo a atual Matriz. Esse marco histórico foi celebrado com orações e rezas cantadas.

A primeira capela dedicada ao Senhor Bom Jesus foi erguida de pau-a-pique e chão de terra batida, ficava onde hoje é a Rua Senhor Bom Jesus com a Avenida Othenevil Luiz Arantes.

Em 1917 a Freguesia passou a ser Arraial dos Patos.

Em 21 de outubro de 1942 foi criado o Foro da Vila, uma das incumbências foi a Primeira Comissão Canônica composta por Dr. Alípio de Azeredo – Presidente, João Bernardes da Silva – Vice-Presidente e José Correia Primo – Tesoureiro. A comissão foi responsável pela construção da primeira igreja de tijolos, situada onde hoje é a Rua Bom Jesus com a porta virada para o norte. Também, essa comissão foi responsável pela divisão e separação da Paróquia de Senhor Bom Jesus, de Guaraci-SP, das Capelas de Santa Terezinha do Menino Jesus, da Vila Toledo, hoje Orindiúva e a de Santo Antônio do Viadinho do Porto, hoje Riolândia. Foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Patos, vigário Padre Ziegenans.

Houve um acidente após uma tempestade em 1940, a torre da Igreja caiu. As celebrações continuaram por seis anos.

Foi construída no começo da década de 40 do século XX a Capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida por Vicente Luiz da Costa, a pedido de sua filha Omeziria.

Padre Ziegenans celebrou a primeira missa como pároco em 12 de janeiro de 1936. Organizou e introduziu no ensino primário os ensinamentos da fé católica, celebrava no período noturno, não havia iluminação no Arraial, introduziu a imprensa com o Jornal Paroquial de Jaboticabal, organizou o primeiro Apostolado de Oração. Morava numa casa alugada da família de Adolpho Miguel Torrano. Mudou-se para primeira Casa Paroquial em 17 de agosto de 1936. Ficou até 1938.

Em janeiro de 1939 assumiu a Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Patos, o padre Manuel do Valle Oliveira. Enfrentou grandes dificuldades materiais, conseguiu comprar o primeiro harmônico, criou a Congregação Pia União das Filhas de Maria. Permanecendo até 10 de janeiro de 1940.

Em 27 de fevereiro de 1943 assumiu o padre Álvaro a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Paulo de Faria. O município se tornara autônomo. Com a demolição da Matriz no dia 31 de março de 1946 a Celebração Eucarística foi na Capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Padre Álvaro nomeou uma comissão para a construção da nova Igreja Matriz composta por: Clarismino Luiz Pereira-Presidente, Dr. Luiz Antônio Penteado de Castro-Presidente Efetivo, José Correia Primo-Tesoureiro, Antônio Aziz-Secretário, Conselheiros: Almiro Luiz da Costa, Custodio Ribeiro de Castro, José Bernardes da Silva e Djalma Castanheira; Construtor e mestre de obras ficou a cargo de Teodozio Moriscalchi.

A construção começou em 25 de junho de 1944 e o término em 21 de junho de 1946 com Bênção Solene e inauguração da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus de Paulo de Faria.

Horários de Missa

Terça e quinta-feira: 19h