Padres e Diáconos participam de formação sobre inteligência artificial

No dia 5 de novembro, a Diocese recebeu o Padre Tiago Barbosa, assessor da PASCOM do Regional Sul I da CNBB, para uma formação destinada aos Padres e Diáconos. O evento é uma realização da Pastoral Presbiteral e ocorreu na Comunidade São Francisco e Santa Clara, de Votuporanga, a partir do tema “Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração – para uma Comunicação Plenamente Humana”.

O encontro trouxe uma visão sobre o que é inteligência artificial, explicando que se trata de sistemas e máquinas capazes de realizarem tarefas humanas mediante a compilação de dados em nuvens digitais e treinadas pelo próprio homem. “Logo, podemos chamá-las apenas de ‘Eficiência Artificial’ e não mais, Inteligência Artificial, uma vez que a inteligência é própria da essência humana apenas e quem detém a fonte destes dados e as comercializam, devem ser sempre responsabilizados. Conceitos estes, defendidos pela Igreja e que está preocupada com o assunto.”

Padre Tiago ressaltou ainda que o uso da inteligência artificial deve ser visto como uma oportunidade para economizar tempo e potencializar as atividades de evangelização, mas nunca como um substituto da essência humana na comunicação. “As máquinas fazem o que nós ensinamos, mas cabe a nós, como comunicadores do Evangelho, garantir que nossa integridade e compromisso com a verdade permaneçam intactos”.

Além disso, Padre Tiago destacou a importância de manter a “verdade do Evangelho” como norte em todas as formas de comunicação, especialmente no ambiente digital. “É essencial que a mente e o coração dos comunicadores estejam alinhados com os ensinamentos de Jesus Cristo, para que a mensagem evangelizadora seja assertiva e envolva a comunidade de forma genuína.”