Liderança diocesana representa província na 6º Semana Social Brasileira

A Diocese de Votuporanga contou com a participação de uma liderança na 6º Semana Social Brasileira. Ricardo Gutierre, coordenador da Campanha da Fraternidade, representou a sub-região do RP2 no evento, que aconteceu de 20 a 22 de março, em Brasília, reunindo representantes de todo o Brasil. Durante o evento foi desenvolvido o projeto popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos”.

A participação da Diocese de Votuporanga começou em 2021, quando Ricardo passou a integrar a sub-região RP2 na subcomissão do Regional. “Partimos então para um longo percurso, levantando dados, promovendo fóruns diocesanos e participando de reuniões virtuais e presenciais, visando a construção de um diagnóstico de nossas realidades”, destaca Gutierre.

A partir da dinâmica da 6º Semana Social Brasileira, Ricardo Gutierre explica que o evento refletiu sobre a busca por ‘Terra, Teto e Trabalho’ para todos. “Também contemplou os eixos transversais da Soberania, Economia e Democracia para o cuidado com os pobres, os excluídos e marginalizados de nossa sociedade. Isso tudo culminou no Mutirão Nacional, onde representantes de cada Regional do Brasil se reuniram para a partilha dos resultados e assim, buscamos caminhos de superação dessas dificuldades junto com a Igreja.”

Diante da reflexão e das prioridades elencadas no evento, um documento final será elaborado e encaminhado para todas as Dioceses do Brasil, para que cada uma possa aplicar na sua realidade.