Na última terça-feira, 5 de novembro, o seminarista Brenno do Nascimento Eugenio, realizou a defesa do Trabalho de Conclusão do Curso de Teologia, intitulado: “O Ministério Ordenado do Serviço Eclesial – Por uma Teologia do Diaconato Permanente”. A apresentação ocorreu no Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus e contou com a participação de Dom Moacir Aparecido de Freitas na banca examinadora.
Além de Dom Moacir, a banca contou com o Padre Ronaldo José Miguel, orientador do trabalho e coordenador do curso de Teologia, e Padre André de Moraes, professor de bíblia e membro da Comunidade Católica Mar a Dentro. Diáconos da Diocese de Votuporanga também estiveram presentes: Lécio de Almeida Alves, Luiz Carlos de Lima e Nilton Leme de Prado, assim como, o reitor da equipe formativa de Votuporanga, Padre Alexandre Pereira da Silva.
“Este estudo propõe auxiliar na compreensão histórica, teológica e pastoral do diaconato permanente. O ministério diaconal iniciou-se por meio de uma iniciativa divina nos corações dos apóstolos após perceberem que o povo de Deus estava passando por necessidades evangélicas. O diácono é o primeiro grau do sacramento da Ordem e é um ministério instituído por Deus para servir aos homens pobres, vulneráveis e esquecidos da sociedade através dos múnus docendi, santificandi e regendi. Assim como Cristo Servo, o diácono é chamado a servir e se doar por inteiro pelos pequenos do Reino de Deus”, destaca o seminarista Brenno, que será ordenado diácono no dia 6 de dezembro, às 19h30, na Paróquia Santa Luzia de Votuporanga.