Diretórios dos Sacramentos e de IVC são apresentados

A Diocese de Votuporanga dá um grande passo por meio da conclusão dos Diretórios dos Sacramentos e de IVC – Iniciação à Vida Cristã. Os documentos foram apresentados na última reunião do CODIPA – Conselho Diocesano de Pastoral, realizada no dia 17 de fevereiro, assim como, já foram disponibilizados os exemplares aos Padres e lideranças juntamente das Diretrizes de Iniciação à Vida Cristã.

O Diretório dos Sacramentos tem o objetivo de favorecer a pastoral dos sacramentos no processo de evangelização e do testemunho da fé. “A estruturação foi pensada para que o Diretório seja um instrumento pedagógico e também pastoral, não somente jurídico-normativo, que se bem estudado e aplicado, vai gerar grandes melhoras na vida sacramental do povo de Deus na Diocese” ressalta Dom Moacir Aparecido de Freitas.

Quanto ao Diretório de IVC, Dom Moacir destaca que visa apresentar o caminho de formação inicial e permanente do discípulo missionário de Jesus. “Nosso diretório passou por muitas mãos, com apontamentos da dimensão catequética, batismal e matrimonial; contou com leitura e indicações dos catequistas da Diocese, dos padres, religiosas e seminaristas, e ainda cuidadosamente revisado para responder aos nossos desafios pastorais e evangelizadores”.

Padre Roberto da Silva Bocalete, membro da Comissão dos Diretórios, enfatiza que “nossos Diretórios eram um sonho, que foi sendo construído, lapidado pelas comunidades e tornou-se realidade no momento certo. Agora nosso trabalho será oferecer ajuda as comunidades para que façam as adaptações e cresçam juntas nesse momento de comunhão diocesana. Aos poucos temos dado passos para nosso importante perfil de Diocese”.

A Comissão conta ainda com os padres Alan Daga Miatello, Claudio Sergio Massoni e Marcos Vinicius Rosa. A 1ª edição dos Diretórios e Diretrizes foi aprovada na Assembleia Diocesana de Pastoral, em novembro de 2023, sendo promulgada como texto experimental por dois anos para tempo de implantação e acréscimos necessários.