Diocese de Votuporanga participa de Fórum Social do RP2

Nos dias 4 e 5 de maio, representantes da Diocese de Votuporanga participaram do Fórum Social do sub-regional RP2, realizado em São José do Rio Preto. O evento contou com a presença de Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo Diocesano, de padres, diáconos, seminaristas, religiosas e lideranças de movimentos sociais e representantes dos Pilares da Caridade, Liturgia, Palavra e Missão.

O evento partiu do tema “Caminhar juntos na missão sociotransformadora da Igreja e o lema “O amor de Cristo nos impulsiona” (2Cor 5,15). A programação envolveu momentos de oração, apresentação dos diagnósticos das Dioceses, trabalhos em grupo, plenárias, reflexões, Missa e visita em unidades de apoio para pessoas em situação de rua.

Objetivos do Fórum:
1) Partilhar as realidades sociais e as ações sociopastorais das Dioceses do Sub-regional.
2) Analisar a realidade específica da população em situação de rua e as ações desenvolvidas pelas Dioceses do Sub-regional, por outros organismos da sociedade e o poder público, frente a essa realidade.
3) Identificar e analisar outros desafios sociopastorais comuns.
4) Conhecer e compreender mais profundamente as orientações da Igreja sobre sua ação sociotransformadora: espiritualidade, pastoralidade e incidência sociopolítica.
5) Conhecer e analisar políticas públicas relacionadas aos campos de atuação sociopastoral das Dioceses do Sub-regional.
6) Vivenciar momentos orantes e celebrar a crescente comunhão sociopastoral das Dioceses do Sub-regional.
7) Planejar o desenvolvimento conjunto de ações e formações sociopastorais, tomando em consideração articulações sociopastorais no Regional Sul 1 e nacional, da CNBB.