CODIPA: Reunião Ordinária do Conselho Diocesano de Pastoral é realizada no dia 18

A Paróquia Santa Luzia, de Votuporanga, sediou neste sábado, 18 de maio, o CODIPA (Conselho Diocesano de Pastoral), com a presença de Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo Diocesano, padres, diáconos, seminaristas, religiosas, assessores, coordenadores paroquiais e diocesanos. O momento foi marcado pela oração inicial, conduzida pelo diácono Lécio Alves, lembrando da Semana de oração pela unidade dos cristãos.

Dom Moacir apresenta conteúdo refletido na Assembleia dos Bispos

O primeiro tema contou com a explanação do Dom Moacir Aparecido de Freitas sobre a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, com o tema central “Encaminhamentos das novas Diretrizes e Situação da Igreja no Brasil”. Outros temas prioritários foram: Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança; Sínodo, por uma Igreja sinodal – comunhão, participação e missão; desafios e luzes para evangelização das juventudes.

Dom Moacir apresentou a análise de conjuntura eclesial e social, disponibilizando o material para que a comunidade diocesana possa refletir e estudar. “É preciso superar a pastoral de manutenção, para vivenciar a missão, a comunidade, a iniciação à vida cristão e comunhão”. Além disso, nas novas Diretrizes a imagem da casa será substituída pela tenda, que deve ser alargada; também abordará a necessidade de se ouvir o Espírito Santo e os desafios da inteligência artificial, a pobreza e a superação da cultura atual e imediatismo, buscando vivenciar o Evangelho nestes tempos.

Padre Marcos justifica importância do CPP

Padre Marcos Vinicius Rosa, coordenador Diocesano de Pastoral apresentou a importância do CPP (Conselho Pastoral Paroquial). “Toda Paróquia deve ter um Conselho atuante, não algo apenas no papel, pois temos uma responsabilidade junto das pastorais existentes em nossa comunidade, identificando necessidades e a realidade de cada organismo”.

O coordenador de CPP tem o compromisso de participar do CODIPA, enquanto as reuniões do CPP devem ser mensais, além disso, antes da reunião, é fundamental uma preparação da pauta. A reunião tem foco na evangelização e não em avisos e questões financeiras. Deve-se conservar: espiritualidade, formação, previsibilidade, sinodalidade, comunicação, criatividade e ousadia, comunhão e participação.

Comissão de implantação do Diretório de IVC apresenta dados da 1ª etapa

Padre Roberto da Silva Bocalete, assessor Diocesano da Pastoral Bíblico-Catequética, apresentou o percurso da primeira etapa de implantação do Diretório de IVC (Iniciação à Vida Cristã). “Este primeiro momento foi de escuta, considerando o capítulo primeiro do Diretório, sendo preciso superar as deficiências das rotinas de sacramentalização para se assumir um processo de iniciação, que é muito mais profundo e existencial do que ensinar.”

Posteriormente, foi apresentada a realidade das comunidades por região, considerando a dimensão bíblico-catequética, batismal e matrimonial. A Comissão de implantação participou do momento, sendo composta por Vanilda Silveira e Angélica Cândido (Catequese), Rosa Leitão e Odete Gasparini (Batismo), José Carlos Quatrini e Marceli Quatrini (Matrimônio).

Datas do Jubileu da Esperança são apresentadas

O Diác. Ancelmo José Lio apresentou as datas do Jubileu da Esperança, a partir da Bula de Proclamação, sendo:

– A Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, será aberta em 24 de dezembro do corrente ano de 2024, iniciando-se assim o Jubileu Ordinário.

– No domingo seguinte, 29 de dezembro de 2024, será aberta a Porta Santa da Catedral de São João de Latrão.

– Posteriormente, no dia 1 de janeiro de 2025, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, será aberta a Porta Santa da Basílica Papal de Santa Maria Maior.

– Por fim, no domingo 5 de janeiro de 2025, será aberta a Porta Santa da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros.

Enquanto no domingo, 29 de dezembro de 2024, em todas as catedrais, os Bispos diocesanos celebrem a Santa Missa como abertura solene do Ano Jubilar, segundo o Ritual que será preparado para a ocasião. Uma informação importante é que os fiéis devem chegar até a catedral por meio de uma peregrinação.

Conclusão:

– Igrejas particulares: no domingo 28 de dezembro de 2025.

– O Jubileu Ordinário terminará com o encerramento da Porta Santa da Basílica Papal de São Pedro, no Vaticano, na solenidade da Epifania do Senhor, dia 6 de janeiro de 2026.

Equipe Executiva da Ação Missionária Diocesana reforça convite para encontro

A Equipe Executiva da Ação Missionária apresentou o 2º Discipulado – Encontro Diocesano de Animação Missionária, que será nos dias 21 e 23 de junho. Assim como previsto no Anuário Diocesano, este ano a proposta oferecerá um momento exclusivo para os padres e outro para os agentes paroquiais. Ambos os encontros acontecerão na Paróquia Santa Luzia, de Votuporanga:

– Encontro com os padres: sexta-feira, 21/06, das 07h30 às 13h (término com almoço). Tema: O papel do Presbítero na missão;

– Encontro com os agentes paroquiais: domingo, 23/06, das 07h30 às 16h (término com a Missa). Tema: O protagonismo do leigo na missio Dei.

Para assessorar o encontro, a Diocese viabilizou a vinda da Irmã Regina da Costa Pedro, diretora das POM no Brasil (Pontifícias Obras Missionárias). “Esta oportunidade deve ser valorizada e aproveitada por todos nós, de maneira que nos empenhemos no envio de participantes para o encontro com os agentes paroquiais”, destacou Diác. Ancelmo José Lio, assessor da Ação Missionária.

Fórum Social e eventos do Pilar da Caridade são destacados  

Na pauta aberta da reunião, temas relacionados ao Pilar da Caridade foram destacados. Padre Alexandre Pereira da Silva, assessor Diocesano do Pilar da Caridade, relatou sobre o Fórum Social, realizado entre as Dioceses do sub-regional RP2 nos dias 4 e 5 maio, enquanto Ricardo Gutierre, coordenador Diocesano do Pilar da Caridade e Adriano Borges, coordenador da Pastoral Fé e Cidadania, ressaltaram a importância dos eventos “Encantar a Política” e o “Módulo para Conselheiros de Políticas Públicas”, justificando a importância da participação e mobilização dos fiéis.

Padre Adão reforça trabalho da Pastoral Presbiteral

Padre Adão dos Reis da Silva, coordenador da Pastoral Presbiteral, reforçou a importância do envolvimento dos padres nas atividades e que a ausência nas comunidades/Paróquias para a participação nos encontros dos presbíteros é justificável. Os encontros favorecem a unidade, fraternidade e comunhão entre os padres.

Cartilha da Pastoral da Ecologia é apresentada

A Irmã Magali Gavazzoni, assessora da Pastoral da Ecologia Integral, apesentou a cartilha da Pastoral, reforçando o convite para que este trabalho seja motivado nas Paróquias. A Pastoral atua no cuidado da Casa Comum, promovendo a conscientização e a ação em relação à preservação do Meio Ambiente e da Ecologia Integral, reconhecendo a importância da criação divina e a responsabilidade humana de cuidar da natureza, garantindo a sustentabilidade do planeta para as gerações futuras.

Coordenador do Setor Juventude é apresentado

O Setor Juventude tem novo coordenador: Kaio Macedo, da Paróquia São Cristóvão, de Votuporanga. O jovem foi apresentado pela assessora diocesana do Setor, Irmã Nádia Maciel, durante a reunião do CODIPA. “Senti a necessidade de trabalhar e me coloquei à disposição e hoje estou como coordenador do Setor Juventude e quero me dedicar nesta missão, além disso, me coloco à serviço dos padres para auxiliar naquilo que necessitarem”, destacou Kaio.

Pastoral do Dízimo tem coordenador definido

Padre Gilmar Antônio Fernandes Margotto, assessor Diocesano da Pastoral do Dízimo, apresentou o coordenador Diocesano, Camilo Esteluti. Camilo é da Catedral Nossa Senhora Aparecida e será o primeiro coordenador da Pastoral Diocesana. “Agradeço o convite e sei que é um desafio coletivo, pois o dízimo é um tema sensível, por isso queremos trabalhar a sensibilização, mostrando a diferença de dízimo e oferta, além disso, saibam que estou aqui para ajudar”, ressaltou.

Diáconos Ancelmo e Bruno motivam participação nas ordenações

Para concluir a reunião, os diáconos transitórios, Ancelmo José Lio e Bruno Luiz Santos Silva, motivaram a participação das lideranças da Diocese, assim como pastorais, movimentos e comunidades paroquiais, nas suas ordenações que acontecerão no mês de junho, sendo:

– Diác. Ancelmo José: 14/06, às 19h30, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, de Votuporanga;

– Diác. Bruno Luiz: 21/06, às 19h30, na Paróquia São João Batista, de Nhandeara.

Durante a reunião, prêmios foram sorteados, sendo concluído com as palavras finais de Dom Moacir, que abençoou a todos os participantes.