No sábado, 9 de novembro, aconteceu a Assembleia da Diocese de Votuporanga, reunindo Dom Moacir Aparecido de Freitas, os padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, lideranças paroquiais e diocesanas e representantes de institutos de Vida Consagrada. A Assembleia foi realizada na Paróquia Santa Luzia, de Votuporanga, durante todo o dia.
Após a acolhida e café da manhã, as atividades iniciaram com a oração da Liturgia das Horas, conduzida pela Dimensão Litúrgica. Posteriormente, Padre Marcos Vinicius Rosa, coordenador Diocesano de Pastoral, ofereceu indicativos dos trabalhos do dia e Dom Moacir abriu a Assembleia, introduzindo os temas da pauta. Em seguida, a secretária de Pastoral, Angélica Cândido, fez a leitura da ata do último CODIPA – Conselho Diocesano de Pastoral.
O primeiro tema da Assembleia foi a questão climática, explanado pelo professor Dr. João Escremim. Considerando aspectos das Exortações Apostólicas Laudato Si’ e Laudate Deum, do Papa Francisco, explicou o efeito estufa e os impactos na vida do homem. “Ultrapassamos a abertura de contaminação, isso já é comprovação cientifica, gerando o aquecimento global. A crise climática é uma ameaça real e urgente, que exige ações imediatas”. Abordou ainda a chuva ácida, poluição por meio do plástico e combustível, poluição do solo por meio de fertilizantes e lixo e queimadas urbanas.
A inteligência artificial foi o segundo tema da manhã, sendo abordado pelo professor Dr. Raynner Antônio Toschi Silva. “A inteligência artificial é um software que age a partir dos dados que oferecemos a ele. Não é algo que surgiu agora, mas sim, está baseada em algoritmos, pois nós que escrevemos estes algoritmos e damos os comandos. A IA funciona como os neurônios.”
Para concluir as atividades da manhã, dez grupos foram formados para a experiência de “Conversa no Espírito”, dinamizada em três rodadas: diocesaneidade, comunhão paroquial e missão. Após o intervalo para almoço, um representante de cada grupo apresentou as conclusões discutidas no momento de partilha.
Na sequência, Padre Roberto da Silva Bocalete, representando os assessores das Dimensões Pastorais, apresentou a análise eclesiológica da Diocese de Votuporanga. Incialmente, refletiu o tema da sinodalidade, a partir da ‘participação, comunhão e missão’. “Quando assumimos a experiência da participação, vivendo a comunhão, expressamos a corresponsabilidade missionária”. Enfatizou ainda elementos do documento final do Sínodo, pois o povo cristão é chamado pelo Espírito à conversão: dos relacionamentos, dos processos e dos títulos.
Padre Ancelmo José Lio, responsável pelo setor de comunicação da Diocese, apresentou o novo colaborador da Cúria Diocesana, Fábio Dias, que exerce a função de assessor de comunicação. “A Assessoria de comunicação é um setor dentro da estrutura da Cúria Diocesana, sendo responsável em desenvolver o trabalho de comunicação interna, gerenciamento de redes sociais, marketing e relacionamento com a imprensa.”
Outro tema foi o Jubileu da Esperança. Padre Ancelmo, representando a Comissão do Jubileu, apresentou a data de abertura do Jubileu na Diocese, que será no domingo, dia 29 de dezembro, às 07h30, com acolhida e café da manhã na Paróquia Santa Luzia, às 08h iniciará o rito e, posteriormente, os fiéis seguirão em peregrinação até a Catedral Nossa Senhora Aparecida, dando continuidade ao rito. Também foram apresentadas as Paróquias que receberão os peregrinos para indulgência jubilar. São elas: Catedral Nossa Senhora Aparecida – Votuporanga, Paróquia São João Batista e São Cristóvão – Tanabi, Paróquia Senhor Bom Jesus – Paulo de Faria, Paróquia São João Batista – Nhandeara e Paróquia Divino Espírito Santo – Planalto.
Por fim, a reestruturação do EBICAT- Escola Bíblico-Catequética e de Iniciação à Vida Cristã foi apresentada pelo Padre Roberto, assessor da escola. Na oportunidade, motivou-se que as Paróquias enviem alunos, não precisando ser necessariamente catequistas.
Para concluir, o seminarista Brenno do Nascimento Eugenio convidou a todos para a sua ordenação diaconal, que acontecerá no dia 6 de dezembro, na Paróquia Santa Luzia, de Votuporanga. Toda a comunidade diocesana é convidada a participar.
A Assembleia Diocesana foi concluída com as palavras de Dom Moacir, que encerrou as atividades com a benção final.