Ano Jubilar, Campanha da Fraternidade e Colégio Pio Brasileiro compõem pauta de da Assembleia Geral

“Peregrinos da Esperança”, os bispos do Brasil, reunidos em Assembleia Geral, entoaram o hino para o Ano Jubilar 2025 durante Missa celebrada no Santuário Nacional de Aparecida na terça-feira, 16 de abril. “Toda a língua, povo e nação tua luz encontra na Palavra. Os teus filhos, frágeis e dispersos se reúnem no teu Filho amado”, cantaram os presentes. Presidida pelo arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, a Celebração Eucarística marcou o início dos trabalhos do sétimo dia de Assembleia. Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André, foi um dos bispos concelebrantes principais da Missa.

Ainda falando sobre o Jubileu, dom João Justino apresentou aos bispos, na décima sexta sessão do encontro que segue em Aparecida até o dia 19 de abril, as iniciativas propostas para a preparação e vivência do Ano Santo.

Outros assuntos

Ainda na manhã de terça-feira, os bispos consideraram a Campanha da Fraternidade e o Fundo da Solidariedade constituído com as doações angariadas no Domingo de Ramos. As ações da Igreja no Brasil para a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) também figuraram na pauta.

Em outra exposição, o arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson, destacou os 90 anos de fundação do Colégio Pio Brasileiro. Nesse contexto, a presidência da Conferência apresentou e o Dicastério para o Clero da Santa Sé nomeou o padre Valdir Cândido de Morais, da Arquidiocese de Natal, como novo reitor da instituição que, em Roma, em nove décadas de serviços prestados, já formou mais de dois mil estudantes. Desses, cerca de 170 já foram ordenados bispos e, alguns, cardeais, como é o caso do arcebispo e presidente da sub-região de São Paulo do Regional Sul 1 da CNBB, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer.

Comunhão

Em bonito sinal de unidade e para o registro histórico da participação dos bispos paulistas na 61ª Assembleia Geral da CNBB, foto oficial foi feita com os cerca de 50 representantes de Arquidioceses e de Dioceses dispostas no Estado de São Paulo.

Entre a oração da Hora Média e das Vésperas, duas sessões, a décima sétima e décima oitava, foram reservadas exclusivamente aos bispos para a discussão de assuntos internos. Os trabalhos serão retomados nessa quarta-feira, 17 de abril.

Pascom | Regional Sul 1 – CNBB

Fotos | CNBB