Ancelmo José Lio

Data de nascimento: 19 de março de 1991

Data de ordenação: 15 de dezembro de 2023

Histórico

O diácono Ancelmo José Lio é da Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima, de Votuporanga. Nasceu em 19 de março de 1991, foi batizado na Capela Divino Espírito Santo, de Ida Iolanda, e recebeu os demais sacramentos de Iniciação à Vida Cristã na Paróquia São Cristóvão, de Votuporanga. Quando criança integrou os trabalhos da Infância e Adolescência Missionária, posteriormente, dedicou-se ao teatro como método de evangelização e grupo de jovens.

Em 2015 vivenciou seu processo de discernimento vocacional, iniciando a caminhada formativa em 2016, quando cursou o período do Propedêutico no Seminário Nossa Senhora da Paz. Em seguida, cursou Filosofia e Teologia, pelo Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus, de São José do Rio Preto. Além disso, é graduado em Comunicação Social – Jornalismo, tem MBA em Comunicação e Marketing e é pós-graduando em Missiologia.

Já coordenou o Ministério para Seminaristas da Renovação Carismática e o COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas). Atualmente é assessor do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), assessor do Pilar da Ação Missionária, assessor da Pastoral Diocesana de Comunicação e Assessor de Comunicação da Diocese de Votuporanga.