Ação Missionária reúne fiéis da Diocese em Magda

A Diocese de Votuporanga, por meio do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) promoveu nos dias 27, 28 e 29, a 1ª Ação Missionária Diocesana, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Magda, região pastoral de Nhandeara. Fiéis leigos de diversas comunidades, juntamente com diáconos, seminaristas e religiosas, se reuniram para momentos formativos, de oração, partilha e visitas missionárias.

A programação iniciou na sexta-feira com a equipe diocesana e a coordenação da Paróquia de Magda para um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Quanto ao sábado, os missionários foram recepcionados e conduzidos para uma formação sobre a metodologia da atividade missionária e oficinas sobre o COMIPA (Conselho Missionário Diocesano), IAM (Infância e Adolescência Missionária) e JM (Juventude Missionária). Posteriormente, realizaram visitas de evangelização pela cidade.

A programação de domingo se dividiu entre missionários e comunidade de Magda. Enquanto acontecia a partilha sobre a experiência das visitas, os paroquianos da cidade participaram de momentos voltados às famílias, às crianças e adolescentes e aos jovens, fortalecendo a espiritualidade, diálogo e despertar da vocação de discípulos de cada um. As atividades se encerraram com Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Moacir Aparecido de Freitas.

“A Ação Missionária Diocesana aconteceu com dois objetivos claros: evangelizar a comunidade que acolheu a experiência, no caso, a Paróquia de Magda, e ao mesmo tempo, fortalecer a identidade de discípulos missionários dos fiéis da Diocese, que foram convidados a saírem de suas realidades paroquiais, para conhecerem uma nova realidade”, destaca o assessor do COMIDI, seminarista Ancelmo José Lio. Por sua vez, o coordenador do COMIDI, Marcos Graciano, ressalta que “a missão é permanente e que é preciso estar sempre em saída para ir ao encontro dos irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade, anunciando Jesus Cristo. Se o coração não arde, os pés não caminham”.

Atualmente, o COMIDI é composto pelos seguintes membros: Irmã Enedina Marton (Coordenação IAM), Irmã Nádia Maciel (Coordenação JM), Ana Karla Silva (Comunicação), Elton Silva (Comunicação e representante da região de Buritama), Efigênia Feres (representante da região de Votuporanga), Julio Ralho (representante da região de Cosmorama), Arliete de Oliveira (representante da região de Riolândia), Iraci Ferreira (representante da região de Nhandeara) e o seminarista Arsenor Neto (coordenador COMISE – Conselho Missionário de Seminaristas).