A Diocese de Votuporanga realizou no último sábado, dia 15 de fevereiro, a primeira reunião do CODIPA – Conselho Diocesano de Pastoral. Dom Moacir Aparecido de Freitas, Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosas, lideranças paroquiais e diocesanas e representantes de institutos de vida consagrada, se reuniram no auditório Diácono José Roberto de França, da Paróquia Santa Luzia, de Votuporanga.
Padre Marcos Vinicius Rosa, coordenador Diocesano de Pastoral, iniciou as atividades, enquanto Dom Moacir acolheu os participantes e introduziu os temas da pauta. Em seguida, todos se uniram na Oração das Laudes, da Liturgia das Horas. Por sua vez, Angélica Alvarez Cândido, secretária de Pastoral, fez a leitura da ata da Assembleia Diocesana, realizada em novembro, sendo aprovada por todos.
Seguindo com a pauta, Padre Ancelmo José Lio, da Comissão Diocesana do Jubileu, apresentou a Proclamação do Jubileu Ordinário do ano 2025, o Documento 63 – Spes Non Confundit. Padre Ancelmo destacou os pontos principais do documento, de maneira que todos pudessem compreender a motivação do Jubileu e a necessidade de se despertar e fortalecer a virtude da esperança.
Na continuidade, Padre Bruno Luiz Santos Silva, da Comissão Diocesana do Jubileu, explicou o que é indulgência e a maneira de se obter. As indulgências são graças espirituais que expressam a plenitude da misericórdia de Deus; elas são concedidas pela Igreja aos fiéis que cumprem condições específicas. Trata-se de um auxílio precioso para os fiéis, que nelas encontram um caminho concreto de aprofundamento na vida de graça e comunhão com Deus.
Na pauta aberta, Angélica Alvarez Cândido, coordenadora da Dimensão Bíblico-Catequética, detalhou a próxima etapa da implantação dos Diretórios, que é a implementação. Mencionou ainda a segunda formação de Introdutores, voltado apenas aos novos introdutores. Também a EBICAT que está com inscrições abertas para a nova turma.
Rosângela Rodrigues, coordenadora da Comissão de Defesa da Vida, motivou a criação das Comissões Paroquiais, visando fortalecer a vida em todas as suas dimensões. Além disso, ela e a equipe estão à disposição para iniciar este trabalho, que não se trata de uma nova pastoral.
Irmã Magali Gavazzoni, assessora da Pastoral da Ecologia Integral, reforçou sobre o trabalho da Pastoral e motivação para a sua criação nas Paróquias. Apresentou ainda o planejamento do ano e a publicação da segunda cartilha de Ecologia Integral. Marilda Isac, coordenadora da Comunidade Nossa Senhora da Esperança, também propôs a expansão do movimento para todas as Paróquias que tenham interesse.
Já Ricardo Gutierre, coordenador da Campanha da Fraternidade, introduziu o tema do ano “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Explicou também os encontros por região que acontecerão na última semana do fevereiro e que durante o ano, várias atividades irão celebrar a temática da Campanha da Fraternidade.
O diácono transitório Brenno do Nascimento Eugenio, assessor do Setor Juventude e da Pastoral Vocacional, detalhou como está sendo o trabalho do Setor Juventude e o planejamento para 2025 e motivou o despertar vocacional. Para este ano, será lançada uma oração vocacional para as comunidades rezarem, buscando despertar todas as vocações da Igreja.
Para concluir, Renê Cortilho e Daniela Félix Rodrigues Cortilho, coordenadores da Catequese Matrimonial, detalharam a programação da dimensão para 2025, enquanto Padre Marcos Vinicius Rosa apresentou o Anuário Diocesano 2025, publicado em novo formato. A programação contou ainda com sorteio de brindes entre os participantes.