Seminaristas de Votuporanga participam de encontro estadual em Aparecida

No último sábado, 13 de setembro, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida acolheu o Jubileu dos Seminaristas do Regional Sul 1 da CNBB, reunindo cerca de 500 seminaristas de todo o Estado de São Paulo, acompanhados de seus formadores e recepcionados pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Dentre eles os seminaristas da nossa Diocese; Alex Aguiar Lio, Arsenor Rosa da Silva Neto, Diego Vila Amorim e Leandro Pacheco de Paula Filho.

Este jubileu promoveu a fraternidade e a renovação do compromisso vocacional, fortalecendo a identidade comum de todos os que se preparam para o ministério sacerdotal. A Província Eclesiástica de São José do Rio Preto participou com grande representatividade, envolvendo a Arquidiocese de São José do Rio Preto e as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga. O Seminário Sagrado Coração de Jesus, de São José do Rio Preto é responsável pela formação dos seminaristas da Província, incluindo a Diocese de Votuporanga.

“Encontros como esse são extremamente importantes para a nossa formação. Eles reforçam a dimensão espiritual e também nos ajudam a cultivar a fraternidade, a partilha de experiências e o senso de pertença à Igreja. Momentos assim fortalecem nossa caminhada vocacional. O Jubileu foi uma bênção e como seminaristas, seguimos como peregrinos da esperança, esperança que não decepciona, e sejamos motivados a viver nossa vocação com entusiasmo e fidelidade a cada dia”, conta o seminarista Arsenor Neto.

A programação teve início às 10h30 com a Santa Missa presidida por dom Paulo Beloto, bispo de Franca e referencial da OSIB no Regional Sul 1, concelebrada por bispos e padres de diversas dioceses. Ao meio-dia, os seminaristas se reuniram na Tribuna Bento XVI para a oração do Santo Terço, conduzida pelo COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas), destacando a dimensão missionária da formação. Outro momento marcante foi a abertura da peregrinação do Círio, em comemoração aos 40 anos do COMISE no Brasil. A Província Eclesiástica de São José do Rio Preto foi escolhida para iniciar este itinerário, que percorrerá todas as casas de formação do país.