No último sábado, 14 de setembro, a comunidade Santo Antônio, de Votuporanga, viveu um momento significativo de sua história por meio do rito de dedicação da igreja. A Missa foi presidida por Dom Moacir Aparecido de Freitas e contou com a concelebração do Padre Michel Henrique Garcia Candeu e Padre Bruno Luiz Santos Silva.
“A igreja, desde que construída como edifício destinado unicamente e de modo estável a reunir o povo de Deus e a realizar os atos sagrados, torna-se casa de Deus. Por isso, de acordo com antiquíssimo costume da Igreja, convém seja dedicada ao Senhor mediante rito solene” (Cerimonial dos Bispos 864).
É ao Bispo, que tem a seu cargo a cura pastoral da Igreja particular, que compete dedicar a Deus as novas Igrejas construídas dentro da sua Diocese, ou aquelas nas quais já se celebram o culto. Esta celebração presidida por ele traz consigo diversos elementos que revelam o mistério da Igreja. Recitando a oração de Prece de Dedicação, o Bispo desenvolve amplamente a teologia sobre a Igreja, da qual este edifício é sinal. Terminada esta oração ele procede ungindo o altar e as paredes da igreja com o Óleo do Crisma. Unção que, na tradição judaico-cristã, é o sinal mais claro da consagração de algo para Deus.