Retiro das ENS reforça espiritualidade conjugal com foco nos Pontos Concretos de Esforço

Nos últimos dias 25, 26 e 27 de julho, casais das ENS (Equipes de Nossa Senhora) dos Setores A e B Votuporanga, participaram do segundo retiro espiritual de 2025, realizado na Escola Passo a Passo. O encontro teve a assessoria do Padre Rafael Oliveira, da Paróquia Santa Luzia, da Arquidiocese de São José do Rio Preto.

Aprofundando o tema de estudos do ano, “No caminho de Emaús”, Padre Rafael refletiu sobre os três Pontos Concretos de Esforço (PCEs): a oração conjugal e familiar, a leitura e meditação da Palavra de Deus e o dever de sentar-se. Esses elementos centrais da espiritualidade do Movimento foram abordados de forma prática e pastoral, à luz do Evangelho e da realidade conjugal, como caminhos de reconciliação, diálogo e crescimento mútuo.

A proposta formativa motivou os casais a redescobrirem a força do diálogo mensal à luz da fé, a importância de cultivar momentos de oração partilhada e a necessidade de escutar juntos a Palavra que orienta e fortalece a missão do matrimônio cristão.

O casal Maria Antônia e Gilberto Camargo, Casal Responsável do Setor A (CRS), conta que “o Movimento das Equipes de Nossa Senhora coloca o retiro como um compromisso anual de todo equipista na busca pela santificação, juntamente com os demais PCEs. É um período de pausa e reflexão, dedicado à busca da vontade de Deus e ao fortalecimento espiritual pessoal e do casal. É um tempo de oração, silêncio e partilha, que visa renovar o compromisso com o movimento e aprofundar a relação com Deus e com o cônjuge”. Para eles, trata-se de um momento valioso para fortalecer a fé, estreitar os laços conjugais e revitalizar os propósitos da caminhada cristã em casal.

Com momentos de silêncio, partilha, reflexão e oração, o encontro renovou o compromisso das Equipes com o crescimento espiritual, a fraternidade entre os casais e a vivência do amor como vocação comum.