Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, o Seminário Santo Antônio, na cidade de São Pedro (SP), sediou a 13ª Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB. Representando a Diocese de Votuporanga, participaram Marceli Brunassi Quatrini e José Carlos Quatrini, que vivenciaram os momentos formativos e eletivos do encontro.
A formação foi conduzida pelo casal coordenador Nacional da Pastoral Familiar da CNBB, Alisson Roberto Schila e Solange Inês Gregory Schila, que destacaram o papel das famílias na Igreja Sinodal e a missão dos agentes da Pastoral Familiar nesse contexto. Em outro momento, Dom Rogério Augusto das Neves, bispo referencial para a Pastoral Familiar do Regional Sul 1, abordou a missão da família sinodal, reforçando a corresponsabilidade na evangelização.
No domingo, a programação foi encerrada com a assessoria do Pe. Luís Fernando da Silva, secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB, que abordou o tema “A relação entre o clero e os leigos no modelo de Igreja Sinodal”. Ele destacou a importância da comunhão e da corresponsabilidade entre sacerdotes e leigos na missão evangelizadora, reforçando o chamado para uma Igreja que caminha junta, em escuta mútua e colaboração ativa.
O encerramento da Assembleia foi marcado pela eleição dos novos coordenadores da Pastoral Familiar do Regional Sul 1. Roni José da Silva e Tânia Cortez Silva foram eleitos para liderar a Pastoral no próximo triênio (2025-2028), sucedendo Ataíde Barbuio e Maria Ida Barbuio. A assembleia expressou agradecimentos ao casal que se despede da coordenação, deixando um testemunho de empenho e dedicação à missão pastoral.