Pastoral Bíblico-Catequética

A Pastoral Bíblico-Catequética é um serviço essencial à evangelização inculturada da Igreja no Brasil. Na sua origem, dentro do espírito do plano de Pastoral de Conjunto, promovendo a ação catequética, o aprofundamento doutrinal e a reflexão teológica. Ela propõe um caminho de formação sistemática e progressiva da fé, para que as pessoas, acolhendo a palavra anunciada, vivam uma experiência pessoal e comunitária no Deus de Jesus Cristo e celebrem o Mistério da Redenção no serviço aos irmãos.

A palavra Catequese se origina do verbo grego katechein, que siginifica ensinar, educar. Catequese é uma palavra composta de “kata” = contra e “échésis” = ruído; sendo a “kcatéchésis” a ação de proclamar, de anunciar. Catequese é a ação de educar e de instruir os crentes depois da sua conversão; primeira função da Igreja, depois do anúncio da fé.

O Diretório Geral para a Catequese diz: A ação evangelizadora da Igreja se organiza em três etapas essenciais: a ação missionária que faz o primeiro anúncio; a ação catequética que realiza a iniciação e o aprofundamento da fé; e a ação pastoral que cultiva a fé dos cristãos já mais amadurecidos na fé e que querem fazer uma caminhada como Igreja, no seio da comunidade cristã ( DGC, nº 49).

Desenvolve-se dentro de um processo participativo com as coordenações regionais, tendo presente as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o Diretório Catequético Geral, o Catecismo da Igreja Católica, as orientações dos Encontros Nacionais de Catequese e o Diretório Nacional de Catequese na fase final de elaboração.

Em comunhão com as equipes regionais e com as Escolas de formação catequética, quer oferecer aos catequistas, conteúdos e momentos de formação, para que estes se tornem agentes construtores de comunidades cristãs, sinais da presença do Reino de Deus no mundo.

Fonte: CNBB

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.