História
Por volta do ano de 1980, o Sr. Luís, em sua devoção, rezava terços ao pé do cruzeiro. Para que a comunidade em processo de formação o acompanhasse, o mesmo através de batidas em uma panela anunciava que naquela noite haveria o santo terço. Naquele tempo, tudo era adaptado, para que fosse vivenciada a experiência com Deus, então, um grupo de jovens com cerca de 80 participantes, coordenado pelo senhor Euripedes Grandi Zoli, se encontrava nas casas para a realização de seus momentos de fé, e a catequese, por sua vez, realizava seus encontros na escola municipal MIMO. As quermesses aconteciam próximas aos cruzeiros, com o povo trazendo as prendas preparadas em suas residências. A Santa Missa era presidida por Pe. Antônio Barbom que nos acompanhou e pastoreou. Juntamente com ele realizava se a coroação de Nossa Senhora em cima de caminhões. Vale ressaltar que neste período Dimas Carvalho dono da rádio e Mário Pozzobom, deram total apoio nos acontecimentos.
No ano de 1986, com Dom José de Aquino, colocava-se a pedra fundamental para a tão sonhada Capela São Cristóvão, havendo assim os primeiros coordenadores, senhor Salvador Joaquim das Flores e senhor Donizete. Na união do Cristo, em 1989 acontecia o chamado baile para casais, onde toda a arrecadação foi investida no piso da capela.
Em janeiro de 2002 foi eregida a paróquia São Cristóvão, com a Santa Missa presidida por Dom Orani João Tempesta, sendo pároco Pe. Pedro; a comunidade contava com número de 300 pessoas. A partir daí, iniciava-se um novo trabalho, que concedeu frutos, como por exemplo, a Novena de São Cristóvão, que celebrava três dias nas comunidades rurais e seis dias nos setores; Terço Hora da Graça às 12h, todos os anos, no dia 08/12; Cursos bíblicos com duração de dois anos; Infância Missionária. Nesse período havia dois eventos que alavancavam a comunidade, que são as Santas Missões Populares e Semana Mariana, que reunia 450 pessoas no antigo barracão.
Com o passar do tempo, um novo pastor chegou a nossa paróquia, Pe. Genildo, iniciando a construção da casa paroquial e estruturando as pastorais e movimentos, que ajudavam na evangelização da comunidade. Após sua passagem, acolhemos o Pe. Castilho, que introduziu a Santa Missa diariamente e instituiu todo primeiro sábado do mês, como dia especial para as 1000 Ave Maria, começando às 5h30, que ainda permanece como fruto na comunidade. Tempos depois, Pe. Sander, com sua chegada, realizava as Celebrações Eucarísticas nas Praças, com aproximadamente 130 pessoas; a Semana da Família nas casas; criou o “Cantinho da Criança” no antigo salão, para ficarem, enquanto os pais estão na Santa Missa; finaliza a obra da casa paroquial e inicia a construção do Centro Catequético. Passado este período, Pe. Ademir inicia seus trabalhos, com a introdução da Missa da Divina Misericórdia; Missa Sertaneja; Terço Santos Reis; Cerco de Jericó; Procissão saindo da paróquia até comunidade Marinheirinho, todos os anos, no dia 12/10; Caminhada penitencial, saindo às 05h da paróquia e término no sítio do senhor Zequinha da uva; Iniciou o movimento de Segunda União, que o mesmo era assessor diocesano; Continuidade da Semana da Família, que reunia centenas de pessoas da região de Votuporanga; Cavalgadas saindo da paróquia e término na comunidade Piedade; Finalizado a obra do Centro Catequético e construído a nova cozinha, um novo barracão e iniciado a construção da nova paróquia São Cristóvão. Por sequência, durante 8 meses Pe. Carlos (Paróquia São Bento) administrou a comunidade, auxiliado por Pe. Francisco (Lourdes), até a vinda de um novo pároco. Atualmente, Pe. Alexandre Pereira da Silva é o administrador paroquial. A paróquia São Cristóvão segue as seguintes metragens a Igreja onde celebramos as missas tem 243.83 metros. A cozinha que está ao lado Igreja tem 89,60 metros. O salão de eventos tem 520 metros. As salas de catequese juntamente com os banheiros e secretaria tem 241,45 metros. A nova Igreja mede 701.39 metros, que está situada na Avenida Gonçalves Leite n°5742 – Jardim Alvorada- CEP 15505-00 – Votuporanga – SP.
CAPELA SANTO ANTÔNIO DA PIEDADE
No dia 1º de maio de 1965 um grupo de cristãos, com um só objetivo, buscar as coisas do alto, faziam reuniões e procissões com a imagem de Nossa Senhora de uma casa para outra, para assim rezar o santo terço e estudar a Palavra de Deus. Nessa época havia apenas uma paróquia em Votuporanga, por isso a assistência paroquial era pouca. A Celebração Eucarística acontecia duas vezes por ano. Na década de 1980, com a fundação da paróquia São Bento, passamos a ter uma maior assistência paroquial e também das freiras que vinham partilhar a Palavra e passamos a ter uma Missa por mês. Nessa época construímos um barracão para nossas reuniões. E em 1982, fundou-se a Capela Santo Antônio da Piedade, sendo Pe. Antônio Barbom o pastor da época, seguido por Pe. Irineu, Pe. Carlos, Pe. Pedro, Pe. Genildo, Pe. Sander, Pe. Castilho, Pe. Ademir e atualmente Pe. Alexandre Pereira da Silva.
Vale ressaltar que somente em 2002, com o nascimento da paróquia São Cristóvão, passamos a pertencer a esta comunidade, onde foi introduzido a Santa Missa em memória a nosso padroeiro, Santo Antônio, na sua festividade. Vivenciamos desde a criação grandes momentos como em 2012, onde o bispo Paulo Mendes de São José do Rio Preto, nos fez uma visita pastoral; depois quando ganhamos um Altar de mármore, que no dia 15 de novembro de 2013 foi abençoado por Dom Tomé, bispo atual de São José do Rio Preto.
Obs.: Vale ressaltar que a criação da Infância Missionária, foi um grande “motor” impulsionando a paróquia em sua caminhada histórica.
Membros e ocupação do Conselho de Pastoral Paroquial – CPP
Presidente: Padre Alexandre Pereira da Silva
Coordenador (a): Zilda de Fátima Masquio Puglia
1º Secretário: Gilberto Puglia
Membros e ocupação do Conselho De assuntos Econômicos paroquial CPAE
Presidente: Padre Alexandre Pereira da Silva
Coordenador: Luís César André
Vice coordenador: Juvenil Custódio
1º Tesoureiro: Osmar Antonio Savasi
2º Tesoureiro (a): Elena Alves Rios
1º Secretário (a): Zélia Soares de Lima
2º Secretário: Thiago Martinez de Oliveira
Horários de Missa
MATRIZ
Domingo: 7h | 19h
Quinta-feira: 17h – Adoração ao Santíssimo Sacramento | 19h30 – Missa
Primeira sexta-feira do mês: 19h30 – Apostolado da Oração
Segunda quinta-feira do mês: Missa de Cura e Libertação
CAPELAS E COMUNIDADES
Sábado: 19h30 – Capela – Simonsen
Primeira quinta-feira do mês: 19h30 – Missa de Cura e Libertação em Simonsen
Endereço
Avenida João Gonçalves Leite, 5742 – Jardim Alvorada
Padre/Vigário
Secretaria Paroquial
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira: 8h às 13h e 14h30 às 17h30 | sábados: 7h às 11h.
Telefone: (17) 3423-3278 | (17) 99643-5912 – WhatsApp
Endereço: Avenida João Gonçalves Leite, 5742 – Jardim Alvorada
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.