Paróquia Santa Joana Princesa – Votuporanga

Nossa História:

Ao final dos anos 70 a cidade de Votuporanga vivia novos rumos principalmente pelo empreendedorismo de Mário Pozzobon, figura que apostou em loteamentos no que um dia seria chamado a Zona Norte da cidade. Seguindo o loteamento pela Zona Norte, em 1978, Mário Pozzobon doou uma área, próxima a região conhecida como “Tobogã”, de geografia íngreme, para que fosse construída uma capela. O mesmo custeou toda a obra, que ficou sobre a responsabilidade do construtor Jaime José Abdo, que anos depois, seria uns dos primeiros coordenadores pastorais, este mesmo lembra que a única exigência de Mário Pozzobon, foi que a Capela recebesse como padroeira, Santa Joana, que era o nome da sogra dele.

Um dos primeiros presidentes após a inauguração da capela em 1982, Valdemar Batista da Silva disse que após a construção da capela as pessoas começaram a ter maior participação das missas e dos movimentos que começavam a surgir.

O período também é lembrado por Jorge Bimbato e Maria Helena Bimbato, pioneiros na comunidade, já que chegaram em 1978 ao bairro, quando iniciaram o primeiro grupo de jovens.

O Diácono Nilton Leme de Prado lembra que nos primeiros anos, a padroeira da capela não era Santa Joana Princesa, mas sim Santa Joana Francisca de Chantal.

Só que a data comemorativa da Santa era no dia 12 de dezembro, e como tinha várias atividades no mês de dezembro, mandamos um pedido ao Bispo Diocesano da então Diocese de São José de Rio Preto, Dom José de Aquino Pereira, para mudar a padroeira: de Santa Joana Francisca de Chantal para Santa Joana Princesa.

A Capela Santa Joana Princesa pertenceu a Paróquia Santa Luzia até o ano de 1984 o auxílio do Padre Silvio Roberto. Em junho daquele ano o Pe. Nino Carta, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida passou a administrar a comunidade, juntamente com o Diácono João Marcos Olivão. A catequese e as reuniões de formação eram realizadas nas primeiras casas do bairro. Aparecida Maria Alécio de Andrade e seu esposo Carlos Francis de Andrade, lembra que a população da Zona Norte da cidade era unida entre em 3 pilares: escola, associação de bairro e comunidade Santa Joana, quando tinha que ajudar alguma dessas instituições todo mundo se unia.

A Capela Santa Joana passa a ser Paróquia em 19 de dezembro de 1989 por um decreto do Bispo Diocesano de São José do Rio Preto, Dom José de Aquino Pereira, sendo nomeado o primeiro pároco Pe. Felix Daniel Torralvo, que desenvolveu seus trabalhos pastorais até o ano de 1993.

No dia 06 de junho de 1993 na missa da Solenidade da Santíssima Trindade às 17h00, presidida por Dom José de Aquino Pereira, Pe. José Américo Alves tomava posse desta Paróquia, permanecendo até o início de fevereiro de 2018.

No dia 24 de fevereiro de 2018 na missa de apresentação Pe. Adão Reis da Silva recebe a nomeação de administrador paroquial das mãos de Dom Moacir Aparecido de Freitas, o Bispo Diocesano apresenta a comunidade o seminarista Murilo de Souza da Silveira que terminado o 4º ano de teologia irá ajudar o administrador paroquial nos trabalhos pastorais.

Em 27 de julho de 2018 o seminarista Murilo é ordenado Diácono na Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga permanecendo na Paróquia Santa Joana Princesa para os trabalhos pastorais. No dia 7 de dezembro de 2018 o Diácono Murilo de Souza da Silveira é ordenado presbítero na cidade de Cosmorama, após alguns dias Dom Moacir Aparecido de Freitas o nomeia como Vigário Paroquial da Paróquia Santa Joana Princesa.

Comunidades que pertencem a Paróquia Santa Joana Princesa:

Capela São Vicente de Paula: segundo os relatos de Antônio Carlos Fogaça de Souza essa capela foi construída na década de 1950 pertencendo a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, neste lugar existia a Vila Vicentina que era uma comunidade rural que ao longo dos anos essa capela foi demolida. No ano de 1988 um grupo de moradores daquela região tentou iniciar novamente a comunidade. Em 2000 esse grupo começou a construção de um pequeno galpão para as celebrações da missa, catequese, oração do terço e redes de comunidades.

Capela Santo Expedito: segundo os relatos de Felix Daniel Torralvo essa comunidade se iniciou por volta de 2005. A comunidade se reunia na Escola Benedito Duarte para a realização dos encontros de catequese e celebrações eucarísticas. Em 15 de novembro de 2006 o Bispo Dom Paulo Mendes Peixoto colocou a pedra fundamental. As reuniões eram feitas na casa do Senhor Pedro todos os dia 19. Em 2010 veio um oficio da prefeitura não mais autorizando a realização dos encontros da catequese. Em reunião foi decidida que seria construída as 4 salas catequéticas, no qual foram levantadas 4 salas.

Capela Santa Rita de Cássia: segundo os relatos de João Donizete Lima da Silva no ano de 2005 foi comprado um terreno da Prefeitura Municipal de Votuporanga tendo como prefeito Carlos Eduardo Pignatari, onde era o antigo posto de saúde do bairro Pró-povo. Em 2006 foi colocada a pedra fundamental por Dom Paulo Mendes Peixoto, Bispo Diocesano da Diocese de São José do Rio Preto juntamente com Pe. José Américo Alves. Em 2007 a 2008 foi iniciada a construção do salão da capela Santa Rita de Cássia, após o término do salão foi celebrada a 1ª missa em março de 2009. Foi criado um projeto missionário “Juntos vamos construir” para construção da Capela.

No dia 05 de julho de 2015 foi iniciada a construção da Capela com o pedreiro João Cordeiro, o engenheiro responsável pela obra foi Dr. Willian Regiane e a Arquiteta foi A Sr.ª Carina Regiane, tendo como presidente João Donizete Lima da Silva. No dia 22 de maio de 2017 foi celebrada a 1ª missa da Capela tendo como celebrante Dom Moacir Aparecido de Freitas juntamente como Pe. José Américo Alves e o Diácono Nilton Leme do Prado.

Horários de Missa

MATRIZ

Domingo: 7h30 | 10H30 | 19H

Quarta-feira: 19h30