Marcos Vinicius Rosa

Data de Nascimento: 03/05/1968
Data de Ordenação: 15/04/2000

Marcos Vinicius Rosa é filho de Joaquim Rosa (in memoriam) e Claudemira dos Reis Rosa (in memoriam). Foi batizado em 09 de maio de 1968 na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida em Votuporanga, hoje Catedral.

Formação:
1ª a 6ª série na Escola Profº Uzenir Coelho Zeitune | 7ª e 8ª série na EPSG de Votuporanga | 1º ano do Ensino Médio na Escola Profº Uzenir Coelho Zeitune | 2º ano do Ensino Médio na Escola Dr. José Manoel Lobo | 3º ano do Ensino Médio na Escola Monsenhor Gonçalves.

Entrou no Seminário Menor em agosto de 1988, seminário São João Maria Vianey, em Votuporanga. Em 1992 foi para o Seminário Propedêutico em São José do Rio Preto. Em 1993 ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus em São José do Rio Preto onde cursou filosofia por dois anos.

Em dezembro de 1994 foi para Itália fazer um Congresso Internacional de seminaristas pelo movimento dos Focolares. Depois permaneceu e morou na casa sacerdotal “Vinea Mea” (a minha vinha) junto a “cidadela de Loppiano” – cidade de Incisa Val D’Arno – Itália.

De 1995 a 1999, concluiu os estudos filosóficos e teológicos no Instituto teológico Fiorentino, hoje “Faconta Teológica Della Itália Contralé”. A experiência junto aos focolares foi uma verdadeira escola de vida e formação humana e religiosa.

Em 1996, foi acolhido por Dom David Picão (in memorian) na Diocese de Santos. Em 1998, recebeu os Ministérios de Leitor e acolhido pelas mãos de Dom Acácio Rodrigues Alves )in memorian) a pedido de Dom David Picão. Dom Acácio estava em visita a Loppiano e conferiu os Ministérios na Capela da Casa Sacerdotal “Vinea Mea”.

Em Agosto de 1999, retornou para o Brasil e a pedido de Dom David Picão foi ajudar pastoralmente na recém-formada em desmembrada de Santos, a Diocese de Caraguatatuba.

No dia 17 de Dezembro de 1999 foi ordenado diácono pela Diocese de Caraguatatuba pelo bispo Dom Fernando Mason. Ele atendeu ao pedido do Padre para que a ordenação fosse realizada na Matriz Nossa Senhora Aparecida em Votuporanga, agora Catedral.

No dia 15 de abril de 2000 foi ordenado sacerdote na Catedral Divino Espírito Santo de Caraguatatuba, pelas mãos de Dom Fernando Mason.

Atribuições
– Trabalhou como Vigário Paroquial por um ano na Paróquia São Sebastião na cidade de São Sebastião-SP
– Em fevereiro de 2001 foi nomeado pároco da Paróquia São João Batista em Caraguatatuba (2001 a 2007)
– Em 2002 foi nomeado coordenador Diocesano de pastoral da Diocese de Caraguatatuba. Logo em seguida foi nomeado membro do Colégio de Consultores e membro do Conselho de Presbíteros e membro do grupo de formadores, chamado CODIFOR. Formador na Escola Teológica Diocesana, onde formaram-se dois grupos de Diáconos Permanentes.
– Em 2007 foi nomeado pároco na Paróquia Santo Antônio em Caraguatatuba, hoje Santuário (2007 a 2015). Também em 2007 participou de uma Comissão Menor junto aos coordenadores Diocesanos de Pastoral do Vale do Paraíba, para auxiliar no Sínodo de Aparecida. A paróquia Santo Antônio foi acolhida para muitos bispos e teólogos durante o período de descanso dentro do sínodo.
– Em 2010 renunciou ao cargo de coordenador Diocesano de Pastoral.
– Em 2011 teve a graça (proporcionada por uma benfeitoria) de fazer uma experiência de 20 dias em Angola (África). Foi um período de graças e de muito aprendizado na região do Bengo na Diocese de Caxito em comunhão com Bispo local Dom Jaca.
– Em 2015 foi nomeado pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima em São Sebastião, onde permaneceu de 2015 a 2018.
– Em dezembro de 2018 retornou para Votuporanga, cidade natal, e foi muito bem acolhido por Dom Moacir Aparecido de Freitas.
– Em 6 de janeiro de 2019 foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião em Valentim Gentil.
– Em 2020 foi nomeado coordenador Diocesano de Pastoral.
– Em 2021, se tornou membro do Colégio de Consultores, Conselho de Presbíteros e do Grupo de Formadores.

Paróquia Encardinado

Paróquia São Sebastião – Valentim Gentil

Agendamento de Atendimento

Terça-feira – 14h às 18h