Liturgia apresenta Hinário e subsídios para a Quaresma e Tríduo Pascal

A Pastoral Diocesana da Liturgia concluiu a elaboração do Hinário Litúrgico para a Quaresma e Tríduo Pascal, representando um marco significativo para os grupos de canto das Paróquias da Diocese de Votuporanga. O compêndio musical é uma expressão cuidadosamente pensada na fé e espiritualidade, unindo a comunidade católica local.
Padre Alan Daga Miatello, assessor Diocesano da Liturgia, destaca que a importância vai além de sua função prática durante as celebrações litúrgicas. “O hinário se torna um guia espiritual, conectando os fiéis por meio da linguagem universal da música, elevando suas almas e proporcionando uma experiência litúrgica mais profunda e significativa. Cada música foi escolhida com a intenção de enriquecer a adoração, promovendo um ambiente propício para a oração e reflexão”.
Além disso, o Hinário Litúrgico contribui para a coesão e identidade da comunidade diocesana. “Ao padronizar as músicas utilizadas nas diferentes Paróquias, cria-se uma unidade musical que reflete a unidade na diversidade da Diocese de Votuporanga, fortalecendo os laços entre suas Paróquias e fiéis”, acrescenta.
A Pastoral Diocesana apresenta ainda subsídios para o Tríduo Pascal, Ofício de Trevas, Vigília de Adoração, entre outros roteiros celebrativos. Todos podem ser acessados pelo site da Diocese.
Vale ressaltar que o material une o tradicional à inovação, pois foram incorporados “QRCodes”. “Ao escanear esses códigos, você será direcionado a uma seleção de músicas sugeridas para cada Missa. Essa integração moderna visa enriquecer ainda mais a experiência litúrgica, proporcionando maior facilidade na hora de executar as canções”, explica Padre Alan.