A Diocese de Votuporanga celebrou, na manhã do dia 18 de fevereiro, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, a Missa Diocesana da Quarta-Feira de Cinzas, presidida por Dom Moacir Aparecido de Freitas. A celebração marcou o início da Quaresma e deu abertura para a Campanha da Fraternidade, reunindo presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosas e fiéis.
Em sua homilia, Dom Moacir destacou que a Quaresma é um tempo de conversão, oração e revisão de vida. “Ao receber as cinzas, os cristãos são convidados a reconhecer a própria fragilidade e a renovar o compromisso com o Evangelho. O período quaresmal conduz a Igreja por um caminho de penitência e caridade, preparando os fiéis para a celebração da Páscoa do Senhor”.
Também foi realizada, durante a celebração, a abertura da Campanha da Fraternidade 2026 na Diocese. Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a iniciativa, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, propõe a reflexão sobre a realidade da moradia no país à luz do mistério da Encarnação. A proposta une espiritualidade e compromisso social, ressaltando que a vivência quaresmal se expressa também na promoção da dignidade humana.
Assim, a Igreja particular de Votuporanga dá início a um tempo de preparação espiritual e compromisso comunitário, vivenciando a Quaresma como caminho que conduz à Páscoa.
