Dom Moacir celebra Missa do Crisma na Catedral

Celebração é marcada pela renovação das promessas sacerdotais e a benção dos óleos dos enfermos e catecúmenos e consagração do Crisma

Na manhã desta Quinta-feira da Semana Santa, 28 de março, Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo Diocesano, celebrou a Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, de Votuporanga. Esta Missa é marcada pela renovação das promessas sacerdotais e a benção dos óleos dos enfermos e catecúmenos e consagração do Crisma.

Dom Moacir, em sua homilia reforçou sobre a ação do anúncio de Jesus Cristo. “Após 30 anos contemplando sua realidade, Jesus expressa sua missão e aquilo que Deus lhe chama, se apresentando como o servo sofredor, ou seja, aquele que é chamado a colaborar com o projeto de Deus numa missão especial, que é salvar o povo de Deus”. Além disso, destacou a missão e identidade do presbítero, utilizando de elementos do texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino – Documento de Aparecida.

Na renovação das promessas sacerdotais, os Padres resgatam o compromisso que assumiram no dia de suas ordenações, assim como, reforça a importância dos fiéis rezarem pelos presbíteros. Posteriormente, acontece a benção dos óleos. O óleo dos enfermos é utilizado pelos Padres na unção aos doentes, quanto ao óleo dos catecúmenos é para o Sacramento do Batismo. Por sua vez, o óleo do crisma é para as ordenações presbiterais e episcopais, Sacramento da Crisma e consagração do altar de uma igreja.

A celebração contou também com a presença dos diáconos, seminaristas, religiosas e fiéis de diversas comunidades.