Diretório de IVC da Diocese é apresentado como modelo em evento do Sul 1

A Casa de Hospedagem Santo Afonso, de Aparecida, sediou entre os dias 16 a 18 de abril, o Encontro dos Padres Assessores da Catequese do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Padre Roberto da Silva Bocalete, assessor Diocesano da Pastoral Bíblico-catequética e assessor do RP 2 esteve presente no evento, tendo a oportunidade de apresentar o Diretório de Iniciação à Vida Cristã da Diocese de Votuporanga como modelo para os demais participantes.

Em sua fala, Padre Roberto explicou o processo de preparação do Diretório, assim como, a estrutura e caminho que a Diocese está percorrendo para a implantação, juntamente das Diretrizes. Também explanou sobre a Pedagogia da presença.

“Tive a graça de ser o palestrante do Encontro dos Padres Assessores de Catequese do Regional Sul1 e dentre os assuntos trabalhados, destaco o saber estar, saber sentir, saber servir e saber acompanhar dos presbíteros assessores e as pistas para elaborar um Diretório, qual o caminho assumido pela diocese, o próprio texto do diretório partilhado com os demais colegas, motivando e incentivando esse passo nas demais dioceses do Regional. Foi muito gratificante partilhar nossa caminhada catequética com as demais dioceses”, detalha Padre Roberto.

A proposta do encontro visou destacar o campo pedagógico sobre a prática pastoral e a apresentação de um modelo de diretório catequético para as dioceses, no caso, o modelo da Diocese de Votuporanga. Isso porque o documento proposto permite uma maior referência pastoral comum para toda as dioceses, além de garantir uma caminhada rumo aos mesmos objetivos e valores.

A Diocese também foi representada por meio da coordenadora da Pastoral Bíblico-catequética, Vanilda Silveira, que integra a equipe do Sul 1, sendo coordenadora do RP 2.