Dom Moacir, juntamente com outras lideranças religiosas do Estado de São Paulo, participou da 44ª Assembleia das Igrejas Particulares com a missão de responder: “quais periferias reclamam nossas respostas e quais respostas daremos às periferias?”. A Diocese de Votuporanga também foi representada pelo Seminarista Ancelmo José Lio.
O encontro ocorreu em Indaiatuba, no Mosteiro de Itaici, de 20 a 22 de outubro e reuniu 36 dioceses e seis arquidioceses paulistas em comunhão. Durante a Assembleia, foi resgatada a catequese do Papa Francisco para sublinhar a vocação missionária da igreja e os participantes foram conduzidos ao entendimento de que a Igreja existe para servir.
Norteados pelo tema central, os participantes puderam refletir e dialogar, buscando respostas e aprofundamentos que serão implementados em suas respectivas sub-regiões pastorais até a próxima Assembleia, no segundo semestre de 2024. “Trata-se de uma questão profunda que desafia a Igreja a refletir sobre seu papel na sociedade e o alcance de suas ações”, diz o site da CNBB Sul 1.