Celebração da Quarta-Feira de Cinzas e Abertura da Campanha da Fraternidade será no dia 14 de fevereiro

A Diocese de Votuporanga prepara-se para a celebração da Quarta-feira de Cinzas. A data litúrgica marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de preparação espiritual para a celebração da Páscoa, que é o ápice do calendário cristão.

A Celebração Eucarística será às 9h na Catedral Nossa Senhora Aparecida no dia 14 de fevereiro e conduzida por Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo Diocesano e contará com a presença dos Padres, religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas e fiéis. Haverá missa de Cinzas também às 15h e às 19h na Catedral.

Dom Moacir destaca a Quarta-feira de Cinzas como um momento de reflexão sobre a fragilidade humana, a necessidade de arrependimento e a importância da mudança de vida. “Ela marca o início de um período de penitência, jejum e abstinência, que são práticas comuns durante a Quaresma”, disse.

É tradição impor cinzas na testa dos fiéis durante a liturgia desse dia. As cinzas são obtidas queimando os ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. O gesto simboliza a transitoriedade da vida, a penitência e a busca pela conversão.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Além da celebração da Quarta-Feira de Cinzas, no mesmo dia, ocorrerá a abertura oficial da Campanha da Fraternidade. Este ano, a Campanha da Fraternidade traz o inspirador tema “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Este chamado à fraternidade e solidariedade reflete a importância de construirmos uma sociedade mais justa e acolhedora.