No último sábado, 28 de setembro, catequistas da Diocese de Votuporanga participaram de uma formação voltada para o acolhimento e a evangelização de pessoas com deficiências ou síndromes. O evento aconteceu no Anfiteatro Diácono José Roberto França, localizado na Paróquia Santa Luzia, em Votuporanga.
A formação teve como objetivo, capacitar os catequistas para atender de maneira mais inclusiva uma parcela significativa de pessoas que têm algum tipo de deficiência ou síndrome e buscam uma catequese nas Paróquias da Diocese. O encontro foi uma resposta direta à preocupação da Igreja em se preparar para acolher com amor e competência todos que precisam de cuidados especiais em sua jornada de fé.
O evento contou com a presença de especialistas da área de educação e saúde, que trouxeram diversas abordagens sobre o tema da inclusão: Juliana Vieira, coordenadora do Atendimento Educacional Especializado do município; Elizabete Moraes, supervisora da Educação; Luciane Fuzeto, coordenadora do Programa Aprender Melhor (PAM); Rosemary de Souza Morais, psicóloga Clínica especializada em Psicologia da Saúde, Psicopedagogia e Psicoterapeuta ABA (Análise do Comportamento Aplicada.
Os catequistas participantes saíram do evento com uma bagagem de conhecimentos e ferramentas para aplicarem em suas Paróquias. O encontro reforçou a importância de um olhar acolhedor e inclusivo, promovendo um espaço onde todos, independentemente de suas limitações, possam sentir-se pertencentes à Igreja.
A formação foi organizada pela Dimensão Bíblico-Catequética da Diocese, com a colaboração do assessor Diocesano, Pe. Roberto Bocalete, e das coordenadoras Vanilda Silveira e Angélica Cândido.