Catedral Nossa Senhora Aparecida – Votuporanga

História

Nossa História:

A fé dos votuporanguenses é grande desde a fundação da cidade e durante os festejos da criação do novo vilarejo das brisas suaves, foi celebrada a Santa Missa aos pés do cruzeiro.

A população sempre teve muita devoção a Nossa Senhora Aparecida e nos anos de 1939 e 1940 foi construída a primeira Igreja de nossa cidade, uma Capela dedicada à padroeira do Brasil onde hoje é a fonte luminosa.

Na criação da paróquia em 1943, o bispo diocesano, Dom Lafayette Libânio sugeriu a construção de uma Igreja para abrigar a fé dos votuporanguenses. Com o passar dos anos, a população foi crescendo e a pequena capela já não era suficiente para acomodar os fiéis nas celebrações litúrgicas.

Em janeiro de 1953, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida passou a ser administrada pelos Freis Capuchinhos, e nesse período chega a nossa cidade o visionário e missionário Frei Gregório de Protásio Alves. O saudoso frei acolheu os pedidos da comunidade e solicitou ao engenheiro civil, Dante Andreoli que elaborasse um projeto para a construção da nova Igreja Matriz. O estilo adotado foi o neogótico.

Para o local da construção da nova Igreja Matriz, escolheu-se o terreno em frente à pequena Capela que pertencia à prefeitura e onde estava localizado um campo de aviação, e para que fosse possível a edificação nesse local, o terreno da capelinha passaria ao poder público municipal. No dia 22 de novembro de 1953, foi aprovada a permuta de terrenos e lavrada a escritura.

No dia 08 de dezembro de 1953, Festa da Imaculada Conceição, Dom Lafayette Libânio, bispo diocesano, procedeu à benção solene da pedra fundamental da nova Igreja Matriz. Passados alguns meses, no dia 19 de abril de 1954, foram iniciados os trabalhos da construção da nova Igreja Matriz.

A população estava muito empolgada com a construção da Igreja e se mobilizou para angariar recursos para custear as obras. Os freis capuchinhos visitavam as comunidades rurais, solicitando a doação de sacas de café, arroz e prendas e raramente recebiam uma resposta negativa. A comunidade votuporanguense também contribuiu com a doação de diversas prendas para as quermesses e leilões de gado cujas rendas eram revertidas para a construção do novo templo. Com todo esse apoio da comunidade, a nova igreja era construída.

Após mais de 4 anos de construção, no dia 12 de outubro de 1958 foi inaugurada solenemente a nova e ampla Igreja Matriz, com missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Lafayette Libânio, às 17 horas e concelebrada pelos freis Ambrósio de Bebedouro e Arnaldo Maria de Itaporanga. Nesse mesmo dia, às 8 horas, Frei Arnaldo rezou a última missa na Capelinha. Uma semana depois, a pequena capelinha foi demolida.

A nova igreja foi inaugurada, sem as torres, sem forro e com as paredes sem reboco e pintura. Apenas anos mais tarde, com o apoio da comunidade, a Igreja Matriz foi embelezada.

A Igreja tem 1.810,83 metros quadrados, duas torres, estilo neogótico mostrando a grandeza de Deus, a direção do céu. Os elementos constitutivos são a abóbada de cruzaria, o arco ogival e o arco botante. A Construção em forma de cruz nos permite ler o mundo e perceber a arquitetura. Grandes Vitrais coloridos ilustram, em desenhos, cenas da vida cristã. A magia dos vitrais que filtram a luz do sol enche a Igreja de uma claridade mística que lembra a presença divina. A transparência do vidro colorido sugere que a luz provém diretamente de Deus.

Os novos bancos foram entregues em julho de 1959 e os primeiros vitrais foram instalados em fevereiro de 1960. Em agosto de 1961, foi iniciada a construção das torres, inicialmente pela da Rua Amazonas e a conclusão destes serviços ocorreram em novembro de 1963. Em janeiro de 1964, o bispo diocesano, Dom Lafayette Libânio consagrou o novo altar de mármore.

A Igreja Matriz recebeu os primeiros lustres em março de 1966 e em junho desse mesmo ano iniciou-se a pintura do forro, contemplando a ladainha de Nossa Senhora, a Assunção de Maria e outros símbolos católicos. Este serviço foi concluído em julho do mesmo ano. Também em 1966, em novembro, foi instalado o piso de mármore no presbitério da igreja.

Em julho de 1967, foi inaugurada a Sala de Recepção ao lado direito da Igreja Matriz para recepcionar os nubentes e demais participantes das celebrações, que tempos depois foi demolida.

Em dezembro de 1973, foi colocada uma luz vermelha na extremidade das cruzes das torres e em maio de 1975, foram instalados os relógios nas torres.

Em outubro de 1987, no cinquentenário de Votuporanga, foi inaugurado um monumento com imagem de Nossa Senhora Aparecida em frente à Igreja Matriz. Em outubro de1989, foi iniciado o processo para o Tombamento Histórico da Igreja Matriz, porém por não possuir um estilo arquitetônico puro, o processo foi arquivado.

Em outubro de 2001, a Sacristia da Igreja Matriz recebe o nome de “Frei Arnaldo”, numa homenagem ao estimado religioso que por 13 anos atuou em nossa paróquia.

Entre os anos de 2001 e 2010, a Igreja Matriz recebeu diversas melhorias com a execução de uma nova pintura interna, instalação de novos lustres, troca de bancos, restauração do forro.

Em abril de 2012, foi lançada a Campanha “Todos Unidos pela Igreja Matriz” para angariar recursos para as obras de adequação da Igreja preparando-a para se tornar Catedral, visto que o processo de criação da Diocese de Votuporanga estava em andamento. Nos anos seguintes, com o apoio fiel da comunidade, foram reformadas as sacristias, instalado um novo sistema de som, instalado um sistema digital nos relógios das torres para que eles voltassem a badalar; instalada uma nova iluminação externa e novos vitrais.

A Igreja Matriz que sempre acolheu a comunidade votuporanguense tornou-se Catedral em julho de 2016, com a criação da Diocese de Votuporanga, passando a acolher os fiéis de 30 paróquias da Diocese.

NOTA: Toda história da Paróquia da Catedral Nossa Senhora Aparecida registrada no site: www.nossasenhoravotuporanga.com.br.

 

Horários de Missa

Segunda-feira: 19h
Terça-feira: 19h
Quarta-feira: 15h e 19h (Santa Missa e Novena de Nossa Senhora Aparecida)

Quinta-feira: 19h
Sexta-feira: 19h

Sábado: 19h
Domingo: 7h30 (Presidida por Dom Moacir| 10h | 19h

 

Endereço

Endereço: Rua São Paulo, 3577 – Votuporanga-SP – CEP 15500-010

 

Padre/Vigário

Gilmar Antônio Fernandes Margotto

Gilmar Antônio Fernandes Margotto

 

Secretaria Paroquial

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira: 8h às 17h30 | sábado: 8h às 11h

Endereço: Rua São Paulo, 3577 – Votuporanga-SP – CEP 15500-010

Telefone: (17) 3421-6245

 

Reuniões do CPP e CPAE

Reunião do CPP: primeira terça-feira do mês – 20h

Reunião do CPAE: de acordo com agenda do Padre

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.