A Diocese de Votuporanga realizou terça-feira, 3 de fevereiro, na Cúria Diocesana, a primeira reunião do Conselho de Presbíteros do ano de 2026. O encontro reuniu padres que representam os presbíteros das quatro Foranias da Diocese, em um espaço de escuta, reflexão e encaminhamentos pastorais.
Na pauta, foram tratados diversos assuntos relacionados à vida presbiteral e à ação pastoral, incluindo a leitura da ata anterior, momento de espiritualidade, avaliação e formação do clero, além da atualização dos trabalhos dos Estatutos para a vida do Clero. Também foram abordados temas ligados à Pastoral Presbiteral, bem como a organização de atividades diocesanas, entre elas a realização das reuniões do CODIPA, o Conselho Diocesano de Pastoral. A primeira delas será no próximo dia 21 de fevereiro.
O Conselho de Presbíteros tem como finalidade colaborar com o Bispo Diocesano no governo pastoral da Diocese, oferecendo pareceres e contribuições que favoreçam a comunhão, a corresponsabilidade e a unidade do presbitério. Participaram da reunião o Presidente do Conselho, Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo Diocesano; o Vigário Geral, Padre Lorival Ângelo Marques; o Coordenador da Pastoral Presbiteral, Padre Adão Reis da Silva; e o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Marcos Vinicius Rosa.
Também estiveram presentes os padres eleitos pelas Foranias: orania São João, Padre Alan Daga Miatello; Forania São Lucas, Padre Luiz Antônio da Silva; Forania São Marcos, Padre Sílvio Donizete Delfino; Forania São Mateus, Padre Rafael Vicente de Melo. Participaram ainda, como membros nomeados pelo Bispo Diocesano, os Padres Carlos Rodrigues dos Santos, Padre Márcio Roberto Martins dos Santos e Marcos Antônio de Oliveira.
A reunião reforçou a importância do Conselho de Presbíteros como instância de diálogo e discernimento, contribuindo para o fortalecimento da missão evangelizadora e da vida pastoral da Diocese de Votuporanga ao longo de 2026.
