Serviço no altar inspira vocações no 7º Encontro Diocesano de Coroinhas e Acólitos

No domingo, 3 de agosto, a Diocese de Votuporanga realizou o 7º Encontro Diocesano de Coroinhas e Acólitos, reunindo mais de 700 participantes na Paróquia São João Batista e São Cristóvão, em Tanabi. A programação começou com o acolhimento na área de lazer do Clube da Arco-Íris, onde foi servido o café da manhã. Após esse momento, houve uma animada recepção conduzida por Ademilson José dos Santos, coordenador diocesano do Ministério de Coroinhas e Acólitos, preparando os grupos para a peregrinação até a igreja matriz.

Após a celebração eucarística, conduzida por Dom Moacir Aparecidos de Freitas, os grupos foram divididos por faixas etárias para momentos de formação, oração e espiritualidade. As crianças menores de 12 anos participaram de uma catequese conduzida por Douglas Medeiros, da Paróquia São João Batista e São Cristóvão. Ele explicou, de forma lúdica, o amor de Deus através das histórias de Abraão e Jesus.

As meninas maiores de 13 anos participaram de uma palestra conduzida pela Irmã Magali Gavazzoni, que abordou a sinodalidade, a comunhão e a alegria no serviço à Igreja. Já os meninos a partir dos 13 anos refletiram sobre a vocação à santidade, à vida sacerdotal — com base na história do profeta Jeremias — e ao matrimônio, em uma pregação e oração conduzidas pelos seminaristas Leandro Pacheco de Paula Filho e Arsenor Rosa da Silva Neto.

Segundo Ademilson José dos Santos, coordenador diocesano do Ministério de Coroinhas e Acólitos, o encontro evidenciou a comunhão entre as comunidades. “Fomos bem acolhidos em Tanabi. Deu para ver a unidade de toda a diocese. As crianças e adolescentes se mostraram generosas, doando 518 litros de leite para o Seminário. Vejo a importância da Pastoral dos Acólitos e Coroinhas dentro da liturgia. Temos que nos esforçar cada vez mais para que dali saiam vocacionados. Desde já, iniciamos as orações para o ano que vem”, afirmou.