Neste segundo domingo do Mês Vocacional, a Igreja volta seu olhar à Vocação à Família

Que a Vocação à Família, sustentada pelo amor e pela graça do Matrimônio, seja sempre sinal da ternura de Deus no mundo.

Neste segundo domingo do Mês Vocacional, a Igreja volta seu olhar à Vocação à Família, expressão concreta do amor de Deus no mundo. A família nasce da união entre um homem e uma mulher no Sagrado Matrimônio, criação divina que institui a base da vida em sociedade e da comunidade de fé. É nesse sacramento que se revela um chamado à doação mútua, à comunhão de vidas e à geração e educação dos filhos.

A Vocação à Família é muito mais que um modelo cultural: é um projeto de Deus que se realiza na história, por meio de pessoas dispostas a amar com paciência, fidelidade e esperança. É no seio familiar que se aprende a rezar, a dialogar, a perdoar e a crescer em santidade.

O Sagrado Matrimônio, abençoado por Deus, é sinal visível da aliança entre Cristo e a Igreja. Neste domingo, somos convidados a rezar pelas famílias, para que vivam sua missão com coragem e alegria, enfrentando os desafios do mundo com confiança no Senhor.

Também é tempo de despertar os jovens e noivos para o discernimento vocacional, ajudando-os a compreender que constituir uma família é uma missão sagrada que exige maturidade, fé e entrega.

Como ação concreta para esta semana, reze com sua família ou por uma família amiga. Agradeça, valorize os gestos de amor em casa e recorde que toda vocação se fortalece na oração e no serviço. E neste clima de oração e partilha, acompanhe em sua paróquia a programação da Semana da Família, una-se à comunidade e fortaleça os laços de fé e unidade em sua Igreja Doméstica.