3º CODIPA reflete a implementação do Sínodo

A Paróquia Santa Luzia, de Votuporanga, sediou no último sábado, 16 de agosto, a terceira reunião do ano do CODIPA – Conselho Diocesano de Pastoral. Dom Moacir Aparecido de Freitas, padres, diáconos, seminaristas, religiosas e lideranças diocesanas e paroquiais participaram do encontro, tendo como tema base a implantação do Sínodo.

A reunião iniciou com a oração das Laudes da Liturgia das Horas, conduzida pelos seminaristas. Em seguida, Dom Moacir acolheu a todos, motivando a participação e articulação junto ao caminhar da Igreja. Na sequência, a secretária de Pastoral, Angélica Alvarez Cândido, fez a leitura da ata da última reunião, que aconteceu em maio. A ata foi aprovada por unanimidade.

Dando início ao tema principal da reunião, Padre Edvagner Tomaz da Cruz, da Diocese de Jales, apresentou os passos da implementação do Sínodo por meio do documento final, tendo como reflexão “Por uma Igreja sinodal” para a comunhão, participação e missão. Dando continuidade, Padre Bruno Luiz Santos Silva, assessor da Dimensão Litúrgica, apresentou a nova equipe da Dimensão e Padre Ancelmo José Lio, assessor da Dimensão Missionária, convidou a todos para a 2ª Ação Missionária Diocesana e Jubileu da Missão.

Irmã Magali Gavazzoni, assessora da Pastoral da Ecologia Integral, partilhou a sua experiência junto ao Pré-COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que aconteceu em Belo Horizonte. Também reforçou a cartilha da Pastoral e o uso consciente de recursos. Enquanto o diácono Luiz Lima, assessor da Dimensão Sociotransformadora, convidou a todos para o Jubileu das pastorais sociais, que acontecerá no dia 14 de setembro.

Padre Roberto da Silva Bocalete, assessor da Dimensão Bíblico-Catequética, destacou as atividades para os próximos dias: Dia do Catequista nas Igrejas Jubilares, encontros de animação bíblica, catequese inclusiva e Ministros da Palavra. Por fim, Carlos Eduardo Alves da Silva apresentou a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) na Diocese e Padre Marcos Vinicius Rosa reforçou todo o conteúdo partilhado e o caminho que será preciso percorrer.