Pastoral da Liturgia

É a ação de preparar a comunidade para bem celebrar suas liturgias. A primeira função da Pastoral Litúrgica é organizar a Liturgia que acontece na comunidade. Para isso é preciso saber que ela anda sempre junta com: ministros, coroinhas e músicos.

Uma das principais tarefas da pastoral litúrgica é a preparação das celebrações. A celebração é o espelho da comunidade: quer dizer, uma comunidade organizada, funcional e acolhedora é refletida nas liturgias.

Funções e modo de atuação 

O Concílio Vaticano II propôs uma volta às origens, redefinindo a liturgia como cume e fonte e como lugar privilegiado da experiência de salvação realizada por Cristo Senhor, centro e mediador da liturgia. Uma liturgia celebrada de forma ativa, plena, consciente é frutuosa pra todo o povo de Deus.

Por exemplo, sendo a Igreja todo o povo de Deus, nas celebrações todos devem participar. O concílio pede: “Nas celebrações litúrgicas, cada qual faça tudo e só aquilo que pela natureza da coisa ou pelas normas litúrgicas lhe compete” (SC 28). Ninguém deve acumular funções na liturgia (SC 28-29). Cada membro é sujeito e tem a sua função específica em favor do bem comum da comunidade.