Paróquia São Vicente de Paulo – Turiúba

História

A primeira  capela  não  se  tem  registro  em livros, sabe-se que foi construída em terras doadas pelos herdeiros dos fundadores da cidade de Turiuba.

O lançamento da pedra fundamental da Capela de Vila Gonçalves (futura Turiuba) aconteceu em 19 de julho de 1950, com autorização do bispo diocesano Dom Lafayette Libânio.

As pessoas idosas da comunidade contam que a devoção mais antiga na cidade é a São Sebastião, pelo fato de ser conhecido pelos fazendeiros como o protetor das lavouras e do gado, nessa época se realizava procissões pelas ruas das cidades, que acabavam embaixo de um grande pé de ipê, local este onde foram batizados os primeiros moradores da cidade e apresentada também a imagem de nosso amado São Sebastião. Isso muito antes de São Vicente de Paulo se tornar nosso padroeiro (diz à lenda que São Vicente de Paulo foi escolhido como padroeiro como uma homenagem ao fundador da cidade de nome Vicente). Contam também que a Irmã Izaltina Maria do Divino Coração (uma das responsáveis pela construção) marcou com sacos de cal em volta da antiga capela a dimensão que a futura igreja teria, por ser uma igreja antiga e na época não ter o hábito de guardar anotações e também devido a um incêndio ocorrido na secretaria em 1991, não consta em nossos arquivos o projeto arquitetônico da mesma, temos apenas um desenho da futura igreja feito a caneta e instruções em papel de como deveria ficar tão sonhada igreja, com relatos a partir da construção da torre. Alguns dizem que o término da construção foi em 1955, mas não sabem com precisão a data correta. O início da construção da torre foi em 07 de julho de 1961, quando já havia a igreja com estrutura bem parecida com a que temos hoje em dia.

Nossa Matriz de São Vicente de Paulo foi construída em etapas ao longo dos anos, o término da construção da torre e instalação do relógio na mesma é 20 de abril de 1966. Em nossos arquivos consta uma foto de Dom Lafayette Libânio 1º Bispo da Diocese de São José do Rio Preto que visitou nossa capela junto ao Padre Domingues primeiro pároco da capela da cidade e a primeira turma de catequizando com data de 01 de outubro de 1936.

Por volta de 1938 nossa comunidade recebeu a visita do padre italiano Giovanni Andrea Musso, que era amigo da família Guidugli (uma das famílias fundadoras), essa visita marcou tanto o padre que esse ao retornar para a Itália em 1939 escreveu o livro Il Mio SoggiornoNel Sertão publicado em Rapallo (Itália) que dedicou à família Guidugli, em seu conteúdo singelo e marcante ele fala da mulher sertaneja “resistente, corajosa e afetuosa”, cita ainda os mistérios do sertão, sua religiosidade coberta de superstições. Conta que na manhã de sua partida, dia seguinte a festa, que uma pequena multidão cercou seu cavalo, viu lágrima nos olhos dos mais velhos, acenos das crianças e a frase: Volta logo… Ele tocou o cavalo para frente pela estrada vermelha como sangue. O Brasil ficou para trás. Nessa passagem por Turiuba esteve em São José do Rio Preto visitou a catedral, o palácio episcopal ainda na esquina da Tiradentes com a Voluntários e Dom Lafayette Libânio bispo da época.

O movimento mais antigo de nossa comunidade é o Apostolado da Oração fundado em 16 de julho de 1949, cerca de um ano antes do início da construção da igreja.

Nossa paróquia de São Vicente de Paulo foi criada em 24 de maio de 1981 pelo bispo Dom José de Aquino Pereira, nesta data toma posse o primeiro pároco Pe. Airton Annuar Ibrahim, não temos capelas e nem bibliotecas, embora tenhamos perdido alguns arquivos paroquiais no incêndio de 1991 os que restaram encontram-se na secretaria paroquial.

Nosso patrimônio material é constituído de Igreja matriz localizada na praça central, Casa Paroquial, Secretaria, Centro Catequético e Salão Paroquial, não possuímos patrimônio artístico, as obras sacras mais antigas da comunidade são as imagens de alguns Santos que estão conosco desde quando ainda éramos uma simples capela e são eles: São Sebastião (dizem ser o que foi apresentado embaixo do ipê), Nossa Senhora Aparecida, São José, São João Bosco, São Vicente de Paulo e São Benedito que desde as procissões mais antigas era a imagem que sempre ia à frente da mesma.

Dimensões da Igreja: largura 11,5 metros X Comprimento: 24,6 metros

Horários de Missa

Quinta-feira: às 19h
Sexta -feira: às 19h (nas casas)
Domingo: às 09h30 e às 19h

Rua Sabina da Glória, 447

Padre/Vigário

Francisco do Bonfim Almeida de Sousa

Secretaria Paroquial

Horário de atendimento: Segunda à sexta: das 13h às 17h | Sábado: 07h às 11h
Endereço: Rua Sabina da Glória, 447

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.