Paróquia Santo Antônio de Pádua – Riolândia

História

Foi em meados do ano de 1845, que padre Jerônimo Gonçalves quando aqui esteve em suas constantes peregrinações de catequizar os aborígines, construiu com a ajuda dos mesmos, próximo às margens do córrego do veadinho um pequeno acampamento e junto uma pequena capela onde faziam suas orações que foi batizou de capela de Santo Antônio, a qual foi reconstruída em 1860 e reconhecida pela Paróquia de Santo Antônio de Uberaba.

Em 1929, muitas das paróquias dos sertões de Avanhandava e do Rio Paraná, deixavam de pertencer à diocese de São Carlos e passavam a pertencer a diocese de Jaboticabal e São Jose do Rio Preto e a nossa capela também deixava de pertencer a paróquia de N. S. do Carmo de Jaboticabal, para pertencer a paróquia de Espírito Santo de Barretos. No dia 11 de janeiro de 1951, com a presença e benção de S. Excia. Revma. Dom Jose Varani, Bispo Coadjutor da Diocese de Nossa Senhora do Carmo de Jaboticabal, realizava a inauguração da Igreja Matriz e a transferência da imagem do Santo Padroeiro “Santo Antônio. A construção da Casa Paroquial estava em andamento, quando em 16 de outubro de 1951, foi nomeado como cooperador da Paróquia de Paulo de Faria, o Padre Sebastião Rademaker, que atendia a Matriz de Santo Antônio e aqui no Distrito veio a residir.

E assim foi cumprido e S. Excia. Dom José Varani, Bispo Coadjutor da Diocese de Jaboticabal, canonicamente erigiu e instituiu através do Decreto n.º 2852 – Livro VIII de 28 de janeiro de 1952, a divisão e desmembramento da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Paulo de Faria, instalando a Paróquia de Santo Antônio do Veadinho do Porto e nesta oportunidade inaugurou a Casa Paroquial, sendo que, em 01 de fevereiro do mesmo ano, foi nomeado o Padre Sebastião Rademaker como vigário e Ecônomo da Freguesia da Paróquia de Santo Antônio de Veadinho do Porto.

Os anos se passaram, muitas transformações e melhoras aconteciam como a inauguração do salão Paroquial São Pio X em 28 de abril de 1956 e a doação feita pela comunidade a diocese, do prédio da esquina da avenida 09 com a rua 12 no ano de 1964.

Em 22 de novembro de 1969, com mais uma visita de Dom José Varani em Riolândia, abençoou aos casais do cursilho que tiveram a iniciativa de criar a Associação Antialcoólica de Riolândia, que foi encabeçada pelos senhores Hayrton Lemos de Melo, Perácio Rodrigues D’Assunção, Valdomiro Gonçalves de Azeredo e Antônio Berton e também foi quando rezou a sua última missa na matriz da Paróquia de Santo Antônio, pois , nesta data, a nossa Paróquia passou a pertencer a administração da Diocese de São José do Rio Preto, o qual Bispo era Dom José Aquino (1968 – 1997), conhecido como o “Bispo construtor de igreja”. No dia 27 de agosto de 1997 Dom Orani Tempesta visitou pela primeira vez nossa paróquia, o mesmo recebeu a chave da cidade e o título de cidadão Riolandense. O qual foi Bispo presente durante o tempo que permaneceu na Diocese de 1997 a outubro de 2004.

A partir de 2012 quando Dom Tomé Ferreira da Silva assume a Diocese tivemos expressivas visitas em Crismas que aconteceram no período que pertencemos a Diocese de São José do Rio Preto; em visita informais, passou várias vezes por aqui. Já no ano de 2016 fomos agraciados com a criação da Diocese de Votuporanga através desmembramento da Diocese de São José do Rio Preto e Jales, assim com as graças de Deus o nosso abençoado pastor Dom Moacir Aparecido de Freitas o qual então era sacerdote da região de São Carlos – SP. O Bispo foi recebido de braços abertos por todos. Ele vem sendo presente em toda vida pastoral de nossa Diocese já esteve em nossa paróquia realizando Crismas e outras atividades pastorais.

No ano de 2018 passamos por um período de transição com uma grande reforma arquitetônica na casa paroquial e salas de catequese, e Pe. Adão dos Reis da Silva foi sucedido por Pe. José Américo Alves, administrações totalmente diferentes que, porém tem algo em comum o trabalho para o povo através da evangelização dos filhos de Deus para que continuemos a construir novas histórias e conquistas junto ao povo de Deus.

Horários de Missa

MATRIZ

Domingo: 9h | 19h

Terça-feira: 19

Primeira sexta-feira do mês: 19h- Apostolado da Oração

CAPELAS

Domingo: 7h30 – Capela Nossa Senhora Aparecida

Sábado: 19h30 – Capela São Benedito

Rua Doze, 469 – Centro

Padre/Vigário

Secretaria Paroquial

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira: 8h às 12 e 13h às 17h | sábado: 8h às 12h

Telefone: 17 99638 8617

Endereço: Rua Doze. 469 – Centro

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.