No terceiro dia os bispos refletirão sobre as realidades social e eclesial do país e vivenciarão o discernimento sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora a partir da “Conversa no Espírito”

O terceiro dia da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), 12 de abril, tem início às 7h, com a Missa de Abertura com Laudes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Presidida pelo arcebispo de Londrina (PR), dom Geremias Steinmetz, a missa será celebrada em memória dos bispos falecidos desde a última assembleia geral, em abril de 2023. Concelebram, o arcebispo de Mariana (MG), dom Airton José dos Santos, e o bispo de Duque de Caxias (RJ), dom Tarcísio Nascentes dos Santos.

Na terceira sessão da 61ª AG CNBB, que acontece das 8h30 às 10h30, com intervalo, os bispos vão refletir sobre a Análise de Conjuntura Social, a ser apresentada pelo bispo de Carolina (MA), coordenador do grupo de Análise de Conjuntura da CNBB, composto por especialistas das pontifícias universidades católicas do Brasil.

A quarta sessão, com início previsto para às 10h30, será dedicada à Análise de Conjuntura Eclesial, e será apresentada pelo bispo de Petrópolis (RJ), dom Joel Amado Portela, membro do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi. A última sessão da manhã encerra-se às 12h.

O destaque da quinta sessão da Assembleia, com previsão de início às 15h15, fica por conta do início da reflexão sobre o tema central: a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O momento, a ser coordenado pelo arcebispo de Santa Maria (RS) e coordenador do grupo que consolidou o texto mártir do tema central, dom Leomar Antônio Brustolin, adotará o processo de discernimento compreendido como “Conversa no Espírito”.

O método foi utilizado na etapa Continental do Sínodo sobre a Sinodalidade e também pelos padres sinodais na primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que ocorreu de 4 a 29 de outubro de 2023 em Roma. Trata-se de um instrumento para animar o discernimento comunitário conduzido pela ação do Espírito Santo.

Os bispos serão distribuídos em 45 mesas sinodais, organizadas como pequenas comunidades, sendo aproximadamente 10 prelados em cada uma delas. Cada mesa terá a presença de um bispo facilitador que conduzirá a vivência da experiência da “Conversa no Espírito” entre os participantes e será secretariada pelos assessores das Comissões Episcopais da CNBB. Para aprofundar e aprovar o caminho de atualização das diretrizes, o método prevê três rodadas sempre precedidas por um momento de oração e silêncio.

Comunicação CNBB