Maria Aparecida é a primeira catequista do Estado de São Paulo a receber ministério

Durante celebração na manhã deste sábado, dia 13, no Santuário Nacional de Aparecida, a catequista Maria Aparecida de Jesus Ventura, de 57 anos, junto com outros 18 agentes de pastoral, se tornou a primeira pessoa do Estado de São Paulo a receber o Ministério do Catequista.

A celebração eucarística foi presidida por Dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em sua homilia, Dom Brustolin falou que ser catequista não é sinônimo de prestígio, mas um chamado ao serviço e ao compromisso com a Igreja e com Cristo. O arcebispo também destacou que, na Igreja, novos ministérios surgem para atender as necessidades atuais que vivemos. Deste modo, o Ministério dos Catequistas é uma forma de fortalecer o anúncio da Palavra nas paróquias e comunidades.

A instituição do Ministério era um dos momentos mais aguardados da programação da 61ª Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil que acontece em Aparecida e se encerrará na próxima sexta-feira, 19.

“Que alegria que está o meu coração e essa alegria é minha e é sua também, catequista. O próprio Senhor nos diz: ‘Alegrai-vos no Senhor’, e é nessa alegria, de sermos amados por Deus, que estamos aqui hoje” enfatizou Maria Aparecida.

A catequista agradece este momento emocionante, por primeiro, à sua mãe, que foi a pessoa que a apresentou para a Palavra. Ensinando-a a importância e a beleza de se escutar Jesus e, assim, permitindo que ela descobrisse sua vocação de ser catequista.

MINISTÉRIO DO CATEQUISTA

O Papa Francisco instituiu o Ministério de Catequista em maio de 2021, por meio da Carta Apostólica “Antiquum Ministerium”. Ao instituir o Ministério, o Pontífice coloca a importância do catequista na formação e no aprofundamento da fé.

Por meio deste novo Ministério, Francisco enfatiza a importância do apostolado dos leigos na Igreja “é necessário reconhecer a presença de leigos e leigas que, em virtude de seu Batismo, se sentem chamados a colaborar no serviço da catequese”, escreve o Santo Padre.

Fotos / CNBB

Texto / Pascom / Regional Sul 1 da CNBB